Educação Inclusiva é um processo em que se amplia à inclusão de todos os estudantes com necessidades educativas especiais em escolas deensino regular. 0000012574 00000 n
Enquanto isso, as escolas especiais possuem melhores infraestruturas e profissionais capacitados para atender à mais diversas necessidades especiais. 5o prevendo a proteção ao direito de imagem. Com isso, a escola acolhedora compreende o estudante como um ser único que deve ser possibilitado condições necessárias, cuidadosamente planejadas. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de se estar na vida das gerações anteriores. Trata-se de um processo de consciencialização cultural e comportamental, que se materializa numa série de habilidades e valores. 1.1.3. A inclusão na educação é uma das pautas mais discutidas tanto por profissionais ligados à pedagogia, assim como toda a sociedade. Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva . 0000084152 00000 n
Em palavras mais simples, alfabetizar não significa apenas ensinar a relação entre grafemas e fonemas (e vice-versa), nem somente ensinar o processo de expressão/ compreensão de significados. O movimento inclui outros tipos de alunos, além dos que apresentam deficiências. 0000083575 00000 n
Contudo, não há um método bom e outro mau, existem formas que um aluno aprende e outro não. Rodrigues (2006). Com isso, as salas de recursos promovem a acessibilidade curricular com alunos do ensino regular na eliminação de barreiras para a superação da integração a inclusão escolar. e foram feitas análises iniciais das respostas encontradas. A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Dessa maneira, investigação através de entrevista, análise de documentos e observação é de suma importância. Procura-se portanto ajudar as crianças a tornarem-se adultos independentes, podendo valer-se sozinhos graças à educação recebida. De acordo com vários autores (Monteiro, 2000; Rodrigues, 2006; Sanches, 2001), o movimento da escola inclusiva defende que todas as crianças e jovens, mesmo This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. 58 da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, que diz: “Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”. Conceito de educação. Do mesmo modo, o conhecimento das hipóteses feitas pelas crianças no aprendizado da língua escrita é condição fundamental para seu aprendizado, mas a análise e a exploração gradual e sistemática das características formais da língua escrita são também condição fundamental da alfabetização. Quando pensamos na inclusão, é possível dizer que por meio de desenvolvimento de . O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma parte da Educação Especial cujo objetivo é atender, ao longo de sua vida escolar, alunos que têm necessidades educacionais especiais.. O AEE é um forte instrumento de promoção da educação especial inclusiva, que elimina as barreiras existentes na escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD . Segunda versão revista. MEC – Ensaios pedagógicos. Gostou deste artigo? Quem ama, educa! Com isso, Saraiva (p 96, 2009) “Educador do bom faz com que as pessoas se apaixonem pelo ato de aprender, faz com que saibamos aprender por nós mesmos e nos diverte[…]”. Sua instituição de ensino está preparada para atender alunos com necessidades especiais? Por isso, neste conteúdo completo, você conhecerá: como a legislação relacionada à educação especial foi delineada ao longo do tempo; quais são os desafios enfrentados para se adequar a ela e oferecer educação de qualidade aos alunos com necessidades especiais; entre outros assuntos relevantes. Necessidades Educativas Especiais. Nesse estudo optou pela pesquisa através da entrevista, pesquisa documental, observação visando à compreensão da realidade de maneira mais integral. Dessa maneira, diagnosticar de forma integrada para iniciar um planejamento definindo objetivos e ações. A educação especial é aquela cuja principal intenção é garantir que as pessoas portadoras de necessidades especiais recebam um tratamento diferenciado e capaz de ajudar a desenvolver seus conhecimentos, levando em consideração suas limitações físicas, mentais, etc. A inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino é a questão central, sobre a qual a Declaração de Salamanca discorre. Educáveis: são os alunos que frequentam classes especiais. B) todas as crianças com deficiências mentais e físicas, na escola de . Contudo, à Alfabetização e letramento de qualidade faz-se necessário entender algumas concepções sobre alfabetização e letramento, teorias de aprendizagem e quais são os desafios enfrentados. 146p. endstream
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07, pp. A educação é um processo de socialização em que o indivíduo adquire e assimila vários tipos de conhecimentos. A “reinvenção” do ensino de alfabetização vem trazendo um olhar ao indivíduo como um ser único ativo e de relações dotado de capacidades, potencialidades, interesses e ritmo de aprendizagem. Na introdução, a Declaração aborda os Direitos humanos e a Declaração Mundial sobre a Educação para Todos e aponta os princípios de uma educação especial e de uma pedagogia centrada na criança. Londrina: Unopar, 2014. No entanto não é bem assim. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces Com este editorial objetiva-se estabelecer diferenças, pontos e contrapontos entre inclusão social, educação inclusiva e educação especial. Ora, sendo essa dinâmica de conhecimento universal, vale também para a situação pedagógica. Assim, embora o Brasil esteja se desenvolvendo para alcançar a eficiência máxima dos conceitos de inclusão, ainda há um longo caminho a ser seguido. Todos os direitos reservados. H��SKo1�ﯘ�-��(�� ��E-�S��vqЦ��.i�~��A,ADc�|��xΆ_f]6���0^g߲�lS�pu5�M�����f��L�K2�L*�@)���\eD��)����G=��!�8B����~�h�Q�����Dx""�HPV3cl��L�Z&?�d�e@[��:BN�z��=(��Э�Z^�����L,7�'
�Ge�4��?��Ƈ�K8���>��9&p1�p�%�����}��sߥ�K�C�>D Dessa maneira, uma reestruturação da educação com formações de profissionais e informação aos pais como forma de transpor os obstáculos do preconceito e superação dos saberes especializados. Olhar que acolhe segundo as necessidades, habilidades e potencialidades. Com isso, dentro do período diagnóstico auxiliando o educador para uma prática que compreende como se caracteriza a sociedade, a escola, o professor e aluno atual. 0000070950 00000 n
A inclusão escolar enquanto paradigma educacional tem como objetivo a construção de uma escola acolhedora, onde não existam critérios, nem urgências de natureza alguma, nem mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e permanência com sucesso de todos os alunos. intersetorial na implementação das políticas públicas e transversalidade da educação especial. 0000012044 00000 n
58. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto outras se dedicam a vários. Desfaz-se a concepção de estudante como uma folha em branco, mas um sujeito histórico, cultural e político. (…) O outro ponto de fuga é constituído pelo polo que está conformado pela infância desrealizada. Entretanto, tal conceito foi aprimorado e passou-se a defender a ideia de inclusão: agora, o ambiente escolar deve se adaptar a todos os . Base Nacional Comum Curricular. A Educação do Campo surge como um novo paradigma de educação que objetiva o desenvolvimento sustentável do campo e a valorização dos povos campesinos, contrapondo-se à Educação Rural, que, sendo uma educação com valores urbanos, favorece a migração e valoriza o latifúndio e o agronegócio (ALENCAR, 2010). Proposta preliminar. 1. E o objetivo é transformar a escola em um espaço para todos. startxref
Assim, com base nas novas orientações, surge o conceito de educação inclusiva, Num processo cumulativo de experiências, saberes e práticas interligadas por meio da relação espaço-temporal e pela dimensão relacional que os mais diversos sujeitos estabelecem entre si em seu dia-a-dia. Especialização em Educação Especial- Faculdade Educacional da Lapa – FAEL; Graduação em Pedagogia – Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR. Breve resgate histórico da Educação Especial Os conceitos legais, históricos e conceituais serão aprofundados no decorrer do curso. Alunos com necessidades educacionais especiais: Apresentam, durante o processo educacional, dificuldades acentuadas de aprendizagem que podem ser: não vinculadas a uma causa orgânica específica ou relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências . Acompanhe: No Brasil, por conta da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, essa modalidade educativa acabou sendo colocada no mesmo grupo da educação inclusiva e, por esse motivo, as escolas passaram a ser preparadas para receber os alunos portadores de necessidades especiais e atendê-los juntamente com os demais alunos. 0000007830 00000 n
2.1. São alguns pontos: A falta de acessibilidade ainda é um dos obstáculos do processo de inclusão entre a diversidade de estudantes. A avaliação ajuda a melhorar a educação e, de certa forma, nunca tem fim, pois cada atividade realizada por um indivíduo é submetida a uma análise para determinar se alcançou ou não os objetivos pretendidos. A permanência, no entanto, tem caráter desafiador levando em consideração que o aluno hoje vive em uma sociedade que passou por muitas modificações. Conforme já ressaltamos, a educação especial é aquela que se ocupa dos alunos portadores de necessidades especiais. O presente estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) . Segundo o art. RESUMO: EDUCAÇÃO ESPECIAL. 0000002040 00000 n
(MEC, 2006, p 15). It’, s identified that the effectiveness of the, rights, and it is not possible to dissociate this movement from the confrontation of structural, of the common class, especially programs to prepare young people for. Brasília: Ministério da Educação, Secretária da Educação Especial, 2006. In: Revista de educação AEC. Com isso, alfabetização ultrapassa conceitos de decodificações para um objeto cultural dialógico cumprindo diversas funções na existência humana. Esse olhar abrange uma legislação própria, a escola e cada profissional envolvido no processo de ensino e aprendizagem, não pode ser restrito. Superando a visão simplista de um executor de atividades, para um pesquisador da sua prática pedagógica. 0000081987 00000 n
No Brasil, a educação especial vem sofrendo mudanças para ficar cada vez mais inclusiva. Também discutir teoricamente fundamentos da alfabetização e letramento em um contexto de diversidade. Disponível em: http://www.educacao.al.gov.br/reduc/edicoes/1a-edicao/artigos/reduc-1a-edicao/O%20USO%20PEDAGOGICO%20DE%20MIDIAS%20NA%20ESCOLA_Luciene%20Silva.pdf Acessado em: 02/03/2017. Educação física, educação ambiental, educação financeira e vários outros tipos partem do conceito de ensinar e aprender que é a educação em si. Logo, a LDB dá suporte legal citando: “IX – padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade quantidade mínima, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.” (BRASIL, 1996, Art. 4�Q{���9��� MEC – Experiências Educacionais Inclusivas: refletindo sobre o cotidiano escolar. Vale lembrar que no Brasil, diferentemente de outros países, existe uma Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A, envolve os diferentes segmentos da sociedade (DE FREITAS, BENITEZ, POSTALLI, 2022). Nos dias de hoje, a educação inclusiva vem sendo um assunto extremamente debatido entre os educadores. BALSEMÃO, Fernanda Pereira. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o conceito de Educação Especial, sua principal diferença em relação à Educação Inclusiva, suas diretrizes básicas, como implantar na sua escola, lidar com os alunos e envolver toda a sua equipe neste processo. Sem que haja exclusão de qualquer tipo. Duas alunas possuem dificuldade em pronunciar algumas letras que já foram encaminhadas para a fonoaudióloga pela Supervisão Escolar. Conceito de educação. Equipe editorial de Conceito.de. Ao mesmo tempo em que consideramos urgente, como propõe Soares(2003), “reinventarmos” o ensino de alfabetização, indicamos que uma outra dificuldade a enfrentar são as tentativas de ressuscitar os velhos métodos fônicos e silábicos, como se fossem a adequada solução para superarmos o fracasso de nossas escolas públicas em alfabetizar. Coordenador Projeto Novo Mais Educação e Professores para oficinas. Refere-se à reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dealunos. Campos obrigatórios são marcados com *. Ainda assim, a grande maioria das crianças com necessidades especiais ainda está fora do sistema tradicional de ensino. Na inclusão a diferença torna-se uma possibilidade para a autonomia e a construção de critérios de igualdade de justiça. A educação especial faculta meios técnicos e humanos de modo a compensar as debilidades (deficiências) de que sofrem os alunos. Entretanto, há que ressaltar que ainda há muito a ser feito, já que as escolas precisam ser mais bem estruturadas, o profissionais precisam de treinamentos especiais e as escolas precisam começar a contar com redes de apoio, fazendo com que os alunos especiais recebam um atendimento diferenciado por uma equipe treinada e não apenas pelo professor. Art. estruturado, e adaptar-se a ele.
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