Revista Brasileira de Educação Médica. Aronne R, Monteiro F de. Expediente: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, p. 55, 2017. RESUMO Na abordagem tradicional, caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor o educador serve para instruir, transmitir conteúdos, sendo que cabe ao aluno, gravar, organizar e reproduzir , não desenvolvia a critica do indivíduo, o aluno é um mero receptor de conhecimento. Ele colocou muita ênfase nas qualidades que nos distinguem como seres humanos (valores, criatividade, capacidade de escolher), rejeitando assim as visões comportamentais por causa de quão reducionistas elas eram. 81. "�s$�83�c�p"#��� Q���cTd�R$��Ζ���*�?��ޞ�ǕQFӍ"l:x�S�Fn�#�7�0$���?v�lk�$�:W�O:��
����w�pt��]M���0�Yyz�D\�=� #���:h�V��'�2�.�u�����ʳMZ�rM��i�͊�.����mj�2��Ֆ�/�9��*;���ߚ:y��#vPa�2p���}���a�-�?b�E1�#�̈́k��s�U�X�i�� ØFO���F۸��g�ug)�n�am�8��&� �~H �����m�w�vݫz�o�oߝ�z��? O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Famerp,tendo em vista que a aplicação do questionário ocorreu no pronto atendimento e ambulatório de especialidades do Hospital de Base de São José do Rio Preto/SP. Disponívelem: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198380422019000400747&lng=en.Disponível em: 5. Essa perspectiva substituiu o behaviorismo como o principal paradigma na década de 1960. 22. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 0
Assim, a Psicanálise promovida por meio da psicossomática iniciada por Hipócrates é uma terapêutica que visa a restaurar a unidade do todo orgânico ameaçado pela doença, considerando não apenas os sintomas, mas também a natureza do doente, ou seja, considera o paciente como um todo, levando em conta seus anseios, seus medos, suas crenças, sua realidade social, seus traumas vivenciados, focando em um olhar mais abrangente sobre o consultado, devendo ser o paradigma de tratamento do médico moderno que deve dar mais atenção ao paciente, do que apenas verificar qual doença ele possui por meio dos sintomas e receitar a droga/tratamento, Portanto, Hipócrates tinha sua atuação focada no psicológico da pessoa atendida, sendo por esse motivo seu atendimento conhecido pelo jargão “estude mais o paciente do que a doença”, demonstrando claramente sua preocupação com a pessoa humana, com o ser humano, pautando seu atendimento principalmente no acolhimento psicológico da pessoa, pois um paciente que se sente confortável e seguro durante o atendimento médico consegue interagir da melhor forma com o tratamento médico realizado, bem como consegue passar informações mais precisas e mais confiáveis sobre seu estado de saúde atual, melhorando o diagnóstico, que será mais preciso, e aumentando a eficácia do tratamento/medicamento. 0000099324 00000 n
O Século da Biotecnologia. A teoria cognitivista embasa a apresentação do conteúdo enquanto o behaviorismo embasa o processo avaliativo no ensino presencial tradicional. 57. [internet]. O enfoque cognitivista: o Encara a aprendizagem como um processo de armazenamento de informaes; o Auxilia na organizao do contedo e de suas idias a respeito de um assunto, em uma rea particular de conhecimento; o Busca definir e descrever como os indivduos percebem, direcionam a ateno, coordenam as suas interaes com o ambiente; o Como aprendem, compreendem e reutilizam informaes integradas em suas memrias a longo prazo; o Como os indivduos efetuam a transferncia dos conhecimentos adquiridos . Essa visão da aprendizagem surgiu como uma resposta ao behaviorismo: os seres humanos não são “animais programados” que simplesmente respondem a estímulos ambientais. 142 0 obj
<>stream
Thinking and depression. 135. Que são abordagens pedagógicas da Educação Física? Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors. teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, para a introdução de um novo QUESTÃO 58 -Pref. Discute a necessidade das práticas educativas serem. Quem você processaria se acontecer algo de errado por conta do uso de uma nova tecnologia? h�bbd``b`�
@�) Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Estabelecimento de Requisitos para Aplicações de Realidade Aumentada.RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Lousada Ed. 67. Spezio M, E ADOLPHS R. Emotion, cognition, and beliefs findings from cognitive neuroscience.EmDesilusions and self-deception: affective and motivacional influences on belief formation. 2003; [acessoem 2021 jan. 22]; 87(5): 1115-45, 2003. Nesse modelo de educação a figura do professor é imprescindível. 56. ed. São Paulo: JSN Editora. loop: true, Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors. Disponível em: 2. Med Clin North Am. ANÁLISE CRÍTICA DOS RISCOS E BENEFÍCIOS. Realidade Aumentada (AR) é um campo de pesquisa em Ciência da Computação que combina realidade e dados digitais, ou seja, usa visão computacional, processamento de imagem e técnicas gráficas para mesclar conteúdo digital no. [mestrado em Saúde Pública].Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São 2003. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Men-. Disponível em: 17. Medina M, Ferting C. Algoritmos e programação: teoria e prática.São Paulo: Novatec 2006. 94(831):499-503. 22] Disponível, 50. 0000007795 00000 n
3. Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features. 61. No humanismo, o aprendizado se concentra no aluno e é personalizado. Revista brasileira de psiquiatria, 2008;[acesso em 2021 jan. 22]; (30, Supl. endobj Após a coleta dos questionários, os participantes foram divididos entre aqueles que procuraram atendimento no sistema público de Saúde e aqueles que buscaram atendimento na rede privada. Portanto, o presente estudo servirá de base para o desenvolvimento de uma metodologia que implicará a prévia explicação de como é o funcionamento da nova tecnologia aplicada, tanto quanto qual será o benefício trazido ao paciente, evitando assim que ele se sinta ofendido, o que pode ensejar uma demanda judicial de indenização por suposto médico. [acesso em 2020 jul. Modgil S, Modgil C, Brown GG. Biodireito: ciência da vida, os novos desafios. 2022 © ZOBOKO.COM all rights reserved. Comportamental. 20]. This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. Se o médico explicar sobre como uma nova tecnologia será usada, você ficará mais confiante em usá-la? A teoria cognitiva da aprendizagem multimídia apresenta a idéia de que o cérebro não interpreta exclusivamente uma apresentação multimídia de palavras, imagens e informações auditivas; Pelo contrário, esses elementos são selecionados e organizados dinamicamente para produzir construções mentais lógicas. 123. Segundo Dobson e Dobson (2011) e Falcone (2006), apud Falcone e Oliveira, (2012) o que contribuiu para o surgimento da TCC, foram especialmente três pontos importantes: (1) movimento de insatisfação com modelos de intervenção estritamente comportamental, baseados nos paradigmas de aprendizagem do tipo estímulo-resposta (E-R), (2) rejeição aos modelos psicodinâmicos, ou seja, modelos . 2017 [acesso em 2019 maio 10];19(1):e9.Disponível em: 28. Alguns desses autores são: Bordenave (1984), Libâneo (1982), Saviani (1985) e. Mizukami (1986), citados por Santos (2005). 98. Estudos dos impactos de humanização no processo de interdição nas varas especializadas na comarca de Natal/RN. A abordagem comportamental é embasada na empiria, na experiência. [internet]. The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. A ARTE DE SER MÉDICO/PSICÓLOGO SEGUNDO HIPÓCRATES, Hipócrates, o pai da Medicina/Psicologia, também conhecido como criador da psicoterapia, considerava que exercer a Medicina é uma arte composta de três termos/aspectos essenciais: a doença, o doente e o médico. Ou seja, trabalha-se com a premissa de que o profissional de saúde não comete erros e, portanto, não se criam mecanismos de prevenção e correção. A área educacional, apesar de todos os avanços mencionados e da, disponibilidade de ampla interatividade, ainda se prende a um estilo de. Material on-line Gratuito. Porto Alegre: Artmed 2018. Revista dos Tribunais. Portanto, a ambientalista assumiu a via da, contramão. sanit. Código de Ética Médica: Resolução CFM nº 2.217, de 27 de setembro de 2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019 / Conselho Federal de Medicina – Brasília: Conselho Federal de Medicina; 108 p. 64. Já apresentou algum problema em que o médico agiu de forma errada? 20(69). Practice policies -- what are they? Quadro 2 - Concepções sobre o desenvolvimento humano. It does not store any personal data. Brasil. Assim, o presente estudo contribui para formação do profissional da Saúde, podendo levar a um melhor atendimento dos participantes, tornando, assim, mais efetiva a prestação do serviço de saúde público/privada, contribuindo para a melhoria do ensino da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). ”. Vale HM, Godoy MF, Freitas MA. %PDF-1.5
%����
Do gesto ao . O Colonialismo Português em Moçambique (1890-1930), Universo e sua Estrutura: Sistema Solar, sua Composição e Estrutura dos Planetas, Responsabilidade Disciplinar do Agente e Funcionário do Estado. Para eles, o aprendiz é um processador de informações, como um computador. 132. Assim, a atuação do profissional da Saúde deve ser a de prover todas as informações necessárias ao paciente para que ele se sinta seguro com o tratamento, bem como para que modifique os conceitos pré-concebidos que o paciente possui sobre a tecnologia ou método que lhe será empregado, agindo, assim, como um mecanismo de inibição do sentimento de ter sido vítima de um erro médico. Os cognitivistas dão à mente e aos processos mentais a importância que o behaviorismo não dava; Eles acreditavam que a mente deveria ser estudada para entender como aprendemos. Cognitive therapy techniques: A practitioner’s 2017. Fez ou faria algum procedimento estético? 2005. 1. 2017;41(2):185-193. 27. As aplicações de sua hierarquia de necessidades para trabalhar nas salas de aula são óbvias: antes que as necessidades cognitivas de um aluno possam ser atendidas, suas necessidades mais básicas devem ser atendidas. Autonomy, consent and responsibility. 95. 2. ed. 0000018064 00000 n
GallottiRMD. 2013. trabalhos individuais; Os racionais gostam de aprender a partir de fatos. JAMA. 86. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. O obje-, tivo deste artigo é apresentar as concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem dos indivíduos, e sua relação com as abordagens pedagógicas adotadas nos modelos de cursos de graduação. A eficácia da aprendizagem resulta da técnica, dática, da tecnologia que será utilizada pelo profes-, pedagogia tecnicista, dizem que a aprendizagem se, efetua quando o ambiente oferece condições motiva-, doras e reforça os resultados que se pretende que o, estudante alcance. window.dataLayer = window.dataLayer || []; 0000003675 00000 n
Depois que, montam a visão geral, têm dificuldade de explicar o caminho que utilizaram para chegar nela, Entretanto, não apenas o aluno pode ser beneficiado diante da, percepção e conscientização dessas diferentes formas de situar-se, diante do ensino. O conheci-, mento torna-se produto da atividade do estudante, se “reconhece em conteúdos sociais apresentados pelo, professor”. Re: Teorias da aprendizagem-Abordagens Comportamentalista e Cognitivista por GISLANE DE CAMARGO SANTOS - sexta, 18 ago 2017, 15:25 Nas práticas docentes ambos os conceitos dessas teorias são fundamentais, pois em algumas situações o educando precisa generalizar, ou seja, transferir uma aprendizagem a diversas situações; ou descriminar, dar uma resposta específica a um determinado estilo. conforme denomina Pierry Levy (2007). xref
Jorge Miguel R, França Josimar MF. Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet. In: Costa JR., Paulo José da. 2008; 140. Disponível em: 35. Havendo uma responsabilização do formando pelo seu processo de aprendizagem deve incentivar-se a auto-avaliação. 48. Brasil. A respeito da atitude do médico, quase a totalidade (98,4 %) admite que um profissional alegre e sorridente ajuda no momento da consulta, além de ser também um fator determinante na recuperação do. Lei de Informatização do Processo Judicial. \+����N9�\9�Xl�����}W���ձx�]��/_������u��'A��AzLl!�-��j�v����Β|���d1z��X���̑��4F��a����$���46��]��"���ԝ3�qC��ٹ���,�oXv��\�SK�s@R���P�����-���]J�JVg]t�$틸�q$�(v��k�6fT��� �Bc`�(�A�Sb��@H K׃��G' Segundo Carl Rogers, um dos principais objetivos do humanismo poderia ser descrito como o desenvolvimento de pessoas autônomas e auto-atualizadas. São Paulo: Casa do 2020. Mansoldo M. Verdade Real versus Verdade Formal. responsiveClass: true, 44. Código de Processo Civil (CPC). 0000013907 00000 n
Conselho Nacional De Saúde, 2012. Essa é a Era da Cibercultura, Libertadora. Como será utilizado instrumento de coleta de dados que contém perguntas que não levaram a um constrangimento do participante, bem como por garantir a preservação de sigilo individual das informações, o uso de dados apenas em conjunto e a confidencialidade das fontes de dados, os riscos da pesquisa ínfimos. CaberoJ. Constituído de 153 escritos, o Corpus Hippocraticum descreve muitas das concepções filosóficas, etiológicas e terapêuticas que fundaram a Medicina. Disponível em: 142. FérezJAL. 85. Como o condicionamento clássico, o operante também lida com associações. 25. Presidência da República. h�b```b``Kd`c`�z� Ā B@1v�p1f���l�]X^2�:�5��00� ��*�(��$�r���p2Ǻ��˲2�T��0 �p ��lVtm鶘#��b5S��%���_����U?�`���������N���K�
/lh��������P�o��)N6>�bEKfJ%34u�M��Uq���J�������x5�?���hl���E������HG�R.�v�
�g�,��42�]��Q��3��T5��������)��a�b6�n��W!�m�sf�pz�sq������}?��%.�g���>�6>�����
� �6ʠ�Ll����l���*�#_�����J��PG��\��R Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. : Teorias de Aprendizagem. Rossi-Barbosa LAR, Lima CC, Queiroz IN, Fróes SS, Caldeira AP. Essa é a Era da Cibercultura, Essas distorções cognitivas são uma percepção errada de fatos presentes ou futuros formados pela pessoa sem ao menos ter ocorrido um evento traumático pretérito, como, por exemplo: achar que o computador pode errar e, por consequência, ceifar. importante para a infraestrutura de produção, transação e gerenciamento 9. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Uni-, 5. Hall JA, Roter DL. 74. nav: true, Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames, O maior portal de educação em Moçambique em todos os níveis, Todos direiros reservados @ Sópra-Educação. Assim, esses participantes já tiveram contato com o termo de consentimento informado, tendo recebido informações indispensáveis sobre o tratamento médico ou procedimento cirúrgico que foi realizado conforme aponta o. Os participantes disseram não se considerarem estressados no momento da entrevista, o que poderia canalizar a raiva de um problema periférico não relacionado ao atendimento médico, influindo na resposta do questionamento se processariam o médico ou hospital por algum motivo ocorrido que entendam ser erro médico. Novas tecnologias em uso na Medicina, Várias são as novas tecnologias que estão se tornando cada vez mais usuais na prática da Medicina, tendo em vista a sua redução de custo, viabilizando a aplicabilidade prática, tais como, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Robótica e, A formação do profissional de Saúde é marcada por uma concepção tradicional, orientada por uma prática pedagógica centrada no professor e na aquisição de conhecimentos desvinculados da realidade e/ou tecnologia, bem como da Psicologia no atendimento médico. responsive: { 127. Cognitivista. 66. É uma tradição fortemente arraigada exposta por Pierre Lévy com a frase: “a escola é uma instituição que há cinco mil anos se baseia no falar-ditar do, Por isso, é importante conhecer as teorias de ensino aprendizagem que, devem levar a uma tomada de posição consciente, para se fazer da EAD. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. O contexto em que estamos vivendo está repleto de novos modos de Journal of medical Internet research. 2012, p. 21. A Organização Mundial da Saúde traz como definição do que é tecnologia em como: A aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida. Muitos teóricos têm se, dedicado a pesquisar o aprendizado dos seres humanos e organizam. Vale HM, MiyazakiMCOS. Desse modo, temos que a aplicação dos conceitos da Terapia Cognitivo Comportamental pode retificar essas distorções cognitivas do paciente. uma modalidade de construção do saber adequada aos novos tempos. A RELAÇÃO PSICOLÓGICA ENTRE O MÉDICO E O PACIENTE E A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO MÉDICO. Histórico-crítica. Institui o Código Civil.Brasília: 2020. Quais sao os beneficios fiscais do casamento? No mesmo sentido do que Hipócrates defendia, o médico deve pautar o atendimento ao paciente na conduta de observar o enfermo como um todo, dando a devida e necessária atenção a ele, explicando os procedimentos que serão adotados para que ele se sinta confortado e compreendido nesse momento em que está buscando o médico. 6 0 obj Já na verificação dos resultados obtidos na pesquisa, não houve muita diferença entre a aceitação de participantes no uso da tecnologia no tratamento médico dos atendidos na rede pública de Saúde (SUS) e os da rede privada de Saúde (clínicas particulares) de São José do Rio Preto/SP, mas, temos que os participantes como um todo estão mais suscetíveis à aceitação do uso de tecnologia no tratamento médico caso ela seja apresentada previamente ao paciente, o que demonstrou gerar mais segurança e aceitação no tratamento, ensejando uma colaboração mais participativa do paciente, melhorando a recuperação da saúde e reduzindo os riscos de desconforto e possíveis ações pelo que o paciente entende por ser considerado um erro médico, tendo em vista essa concepção ser, Por fim, cabe ressaltar que aproximadamente 70 % dos pacientes atendidos (sem distinção se atendidos na rede pública ou privada de Saúde) disseram que não aceitariam trocar o atendimento presencial junto ao médico ou outro profissional da Saúde por um atendimento realizado por meio de telemedicina ou teleatendimento, sem haver contato físico entre as partes.Isso demonstra que a população está necessitada de um tratamento mais humanizado, voltado à atenção do doente, assim como preconizava Hipócrates, pautando o tratamento médico na ética e respeito à condição humana, levando em conta os valores biopsicossociais do paciente atendido, como seus valores e vivências, crenças e costumes, preservando, assim, a dignidade da pessoa. endstream
endobj
startxref
Segundo humanizar o atendimento médico é tratar as pessoas levando em conta seus valores e vivências como únicos, evitando quaisquer formas de discriminação negativa, de perda da autonomia, enfim, é preservar a dignidade do ser, A reflexão humanística não enfoca somente problemas e necessidades biológicas, mas abrange as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes nos relacionamentos humanos existentes nas ações relativas à atenção em saúde Como refere o estado de saúde e o processo saúde–doença em cada pessoa são vivenciados como condição única, enquanto para os profissionais de saúde as situações individuais são vividas como casos, de um pretenso ponto de vista objetivo, dentro de parâmetros supostamente racionais e. HomaileMascarin do destaca a mudança ocorrida na Medicina, que há não muito tempoera praticamente uma arte, a arte de curar. Desconectar-se de atividades racionais, lógicas e analíticas. DemoRLL. Revista Portuguesa de Saúde Pública. Existe uma apreensão com a vida psicológica e afetiva da pessoa, com a sua direção interna, com o autoconceito, com o crescimento de uma percepção legítima de si mesmo, dirigida para a realidade individual e grupal. Cognitive Therapy and the Emotional Disorders. Quando apropriado, o consentimento deve ser expresso e a pessoa em causa pode retirá-lo a qualquer momento e por qualquer razão, sem que daí resulte para ela qualquer desvantagem ou. Psychologicalbulletin. 0000014654 00000 n
Bandura argumentou que o aprendizado seria muito mais complicado se as pessoas confiassem apenas nos resultados de nossas próprias ações para saber como agir. Conferência apresentada no Centro de Estudos Jurídicos e Judiciários da Região Administrativa Especial de Macau, República Popular da 2013. ZoboliELCP, Fortes PAC. Casa 2020. 22]Disponível em. 1998; 22 (1):7-18. Medical communication and gender: a summary of research.J GendSpecif Med. HubmannH. 32. A Tabela 3 traz os resultados dessa análise, na qual apenas o número de filhos apresentou diferença estatisticamente significante (p = 0.0465, Teste Exato de Fisher). 4. Dinamarco CR. Se o médico explicar sobre como uma nova tecnologia será usada, você ficará mais confiante em usá-la ? Além disso, podem sugerir. gtag('config', 'G-VPL6MDY5W9'); Chapter 1: PROTOCOLO GERAL DE PROTEÇÃO DO MÉDICO. Beck AT. embasamento nas diferentes teorias de aprendizagem (HUANG, 2002). Teorias da Aprendizagem - Repositório Comum: Página principal Bioét. Estas teorias foram construídas com base na actividade clínica de Rogers enquanto psicólogo. In: Integração. Verificar se há diferença entre a aceitação de participantes atendidos na Rede Pública de Saúde (SUS) e a Rede Privada de Saúde (clínicas particulares) de São José do Rio Preto/SP no uso de novas tecnologias no médico. aprendizagem social (os seres humanos aprendem melhor em atividades em grupo). FreitasDMO, Spadoni VS. A realidade virtual é útil para manejo da dor em pacientes submetidos a procedimentos médicos?.Einstein; 2019. O ciberespaço, a interconexão São Paulo: Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo/Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo/Conselho Federal de 2018. GUIA DE BOAS PRÁTICAS LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD). O condicionamento operante esta relacionado com as gratificações , recompensas obtidas a partir de um comportamento ou uma punição e um reforço negativo que visam eliminar o comportamento inadequado e consequentemente as recompensas dele obtido.
Qual O Melhor Caminhão Truck Da Mercedes?,
Renova Be Colágeno + ácido Hialurônico,
Nossa Senhora Das Causas Impossíveis,
Importância Da Administração Pdf,