(EF08MA09B) Elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b. (EF08MA04A) Resolver problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais. ourrhoufar, db aomrdm omi suas oaraotbrésthoas, hdbethdadb hesthtuohmeaf, bsomfjas omfbthvas b parthoufarhdadbs pbdacÿchoas, bstalbfbobrïm imdms. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Processo de Seleção Interna (PSI), que visa à composição de cadastro de reserva, para atuar, em vagas temporárias, no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem relativos ao planejamento e à operacionalização do Programa de Fomento e Implementação Progressiva do Currículo - PROFIP, programa instituído na Resolução . (EF06MA01A) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais, fazendo uso da reta numérica. Pesquisa amostral e pesquisa censitária Planejamento de pesquisa, coleta e organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação das informações. (EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas. (EF07MA01A) Resolver problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos. (EF07MA12B) Elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais. (EF07MA32B) Elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas. D9 –Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas. (EF07MA51MG) Resolver uma equação do primeiro grau. (EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau. Área de figuras planas Área do círculo e comprimento de sua circunferência. As orhaeãas sb sbetbi eaturafibetb omevhdadas pmr dhgbrbetbs mlkbtms, ailhbetbs mu, iuhtas vbzbs, tudm aquhfm qub m aduftm mrcaehza em pfaebkaibetm aorbdhtaedm sbr m qub, bfas prbohsai, è m qub ibems fjbs dbspbrta hetbrbssb. Relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal. (EF09MA31MG) Utilizar semelhança de triângulos para descrever as relações métricas no triangulo retângulo. (EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica. Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. D30 –Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica. (EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano. Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos. MATRIZ DE REFERÊNCIA (SAEB) CONTEÚDOS RELACIONADOS (PNLD) Fevereiro. Linguagem algébrica: variável e incógnita. Simetrias de translação, rotação e reflexão. (EF07MA22) Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes. Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais. Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos. (EF09MA24MG) Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto dos números racionais por meio de situações contextualizadas e/ou resolução de problemas. Coordenador Pedagógico: Papel e relevância no Sistema Educacional. (EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima. (EF09MA28MG) Relacionar medidas de ângulos centrais, inscritos e arcos em uma circunferência. A Fortlev está em busca de gente boa em representação comercial! 9º ano - ensino fundamental - anos finais. planos de curso 2022. planos gerais. Novo Ensino Médio. Ele vai oportunizar que todos os estudantes, independente da rede que eles estejam matriculados, tenham garantia e acesso à aprendizagem mínima que está descrita no Currículo. Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. (EF08MA09A) Resolver, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b. Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos e adequação para determinado conjunto de dados. (EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares. (EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica. Planejamento e execução de pesquisa amostral e apresentação de relatório. (EF09MA19B) Elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. É a maior universidade do estado de Minas Gerais e possui campi nas cidades de Belo Horizonte, Tiradentes e Montes Claros . (EF07MA43MG) Reconhecer, no contexto social, diferentes significados dos números racionais. (EF07MA18A) Resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade. (EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos. Made with Newspaper Theme. 1 - Matriz Curricular do 1º Ano do Ensino Fundamental Clique Aqui Para Baixar. Funções: representações numérica, algébrica e gráfica. Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais . (EF06MA06B) Elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor. Unidade Temática: Números. (EF06MA42MG) Operar com números racionais em forma fracionária: adicionar e subtrair. D25 –Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). Congruência de triângulos e demonstrações de propriedades de quadriláteros. D17 –Identificar a localização de números racionais na reta numérica. (EF08MA06A) Resolver problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações. (EF07MA18B) Elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade. Currículo Referência de Minas Gerais. Os interessados em realizar a capacitação devem se inscrever no site www.escoladeformacao.educacao.mg.gov.br, tendo em mãos documentos de identificação, como identidade e CPF; um e-mail pessoal também deve ser informado no momento da inscrição. (EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade). O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais, homologado em abril, traz modificações que serão implementadas a partir de 2022 em todas as escolas públicas e privadas do estado que oferecem este nível de ensino. Sept. 9, 2022. (EF06MA40MG) Determinar o M.D.C. e M.M.C. Equivalência de área de figuras planas: cálculo de áreas de figuras que podem ser decompostas por outras, cujas áreas podem ser facilmente determinadas como triângulos e quadriláteros. seguem, abaixo, os planos de curso do currículo referência de minas gerais. (EF07MA39MG) Resolver problemas comparando preços à vista e a prazo. Análise de gráficos divulgados pela mídia: elementos que podem induzir a erros de leitura ou de interpretação. (EF08MA34MG) Identificar segmento, ponto médio de um segmento, triângulo e seus elementos, polígonos e seus elementos. (EF06MA13A) Resolver problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. Db aomrdm omi Imrhe (<>>1), a omestruãïm dm omejbohibetm pmdb sbr, rbprbsbetada pmr uia traia db ghms bstbedhdms b traesvbrsms medb pbrpassai ms, dhgbrbetbs salbrbs. (EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude. (EF06MA09A) Resolver problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora. (EF06MA47MG) Realizar conversões entre unidades de medidas de comprimento. unidade temÁtica: (EF09MA05A) Resolver problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. ensino fundamental - anos iniciais; ensino fundamental - anos finais; ensino mÉdio 2022 - ensino mÉdio. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais, seccional Minas Gerais – UNDIME/MG. . (EF09MA10) Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. (EF09MA04A) Resolver problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações. (EF07MA31) Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Gráficos de setores: interpretação, pertinência e construção para representar conjunto de dados. (EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. Organização dos dados de uma variável contínua em classes. Serviços. (EF07MA52MG) Reconhecer o plano cartesiano. (EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica. Cláudia Goulart Profª Me. CurrículoBNCC O direito a aprender se materializa no currículo uma vez que ele define o que ensinar, o porquê ensinar . Venha estudar comigo http://cursodebncc.comA BNCC fornece a base para que os currículos de todo o Brasil sejam elaborados garantindo o direito a aprendizagem. Demonstrações de relações entre os ângulos formados por retas paralelas intersectadas por uma transversal. (EF07MA30B) Elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico). Download Citation | On Jan 1, 2008, Margareth Conceição Pereira published CURRÍCULO NAS ESCOLAS-REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS: COMO A MATEMÁTICA CHEGA A UMA SALA DE AULA | Find, read and cite . (EF06MA41MG) Reconhecer, no contexto social, diferentes significados dos números racionais. Coleta de dados, organização e registro Construção de diferentes tipos de gráficos para representá-los e interpretação das informações. Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume. Open navigation menu. O documento foi elaborado por uma equipe de professores das redes de educação de Minas Gerais e . Fluxograma para determinar a paridade de um número naturalMúltiplos e divisores de um número natural Números primos e compostos Fatoração de números naturais. (EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes. Currículo Referência de Minas Gerais Profª Me. (EF09MA05B) Elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. D36 –Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. D26 –Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). (EF08MA19A) Resolver problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos. (EF08MA13B) Elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas. (EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico. Sistema de equações polinomiais de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano. (EF07MA61MG) Fazer estimativas de volumes e capacidades. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), através da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional do estado, está em fase final de formação de uma nova turma para o curso “Currículo Referência de Minas Gerais: conhecê-lo para implementá-lo”. Acesso em: Segunda, 12 Dezembro 2022 às Inicio; Médio; . D4 –Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades. D18 –Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). Análise de probabilidade de eventos aleatórios: eventos dependentes e independentes. 04 Fevereiro 2022. dhvbrshghoadas iaehgbstaãòbs db iûshoa, artbs pfásthoas b crághoas, ohebia, gmtmcragha, daeãa, tbatrm, pmbsha b fhtbratura0, Z - prmimvai a hetbraãïm, m ouhdadm, a prbsbrvaãïm b m omejbohibetm, da lhmdhvbrshdadb b da sustbetalhfhdadb da vhda ea Tbrra, asshi omim m, ZH - prmphohbi a hetbraãïm b m omejbohibetm pbfas orhaeãas das, iaehgbstaãòbs b tradhãòbs oufturahs lrashfbhras0. O que trazemos é uma proposta de como alinhar esses três . (EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados. Resolução nº4657/SEE - Matrizes Curriculares Novo Ensino Médio - Turmas de 1º Ano 2022. (EF07MA49MG) Reconhecer uma equação de primeiro grau e utilizá-la na modelagem de diferentes situações. (EF08MA24) Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões. D27 –Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. (EF07MA57MG) Relacionar o metro cúbico com seus múltiplos e submúltiplos. (EF08MA17) Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas. Dispõe sobre a homologação do Currículo Referência de Minas Gerais no Município de Santa Luzia/ Minas Gerias. (EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos. Lista Completa de Serviços. Relações métricas no triângulo retânguloTeorema de Pitágoras: verificações experimentais e demonstraçãoRetas paralelas cortadas por transversais: teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais. (EF07MA56MG) Utilizar as relações entre ângulos formados por retas paralelas com transversais para obter a soma dos ângulos internos e externos de um polígono. (EF07MA04B) Elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros. Elaine Giacomelli Profº Jean Pereira Profª Rosimeire Gentil O Currículo é a BNCC em ação! O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) tomou conhecimento de decisão [.] (EF08MA03A) Resolver problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo. Entre as vagas, estão disponíveis no Sine Mariana, por exemplo, a de engenheiro civil, borracheiro, .operador de retroescavadeira, técnico de planejamento de obras, mecânico de automóveis, auxiliar de laboratorista físico/química e operador de estação de água e efluentes. Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares ordenados. Estatística: média e amplitude de um conjunto de dados. (EF06MA16X) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono, com ou sem o uso de tecnologias digitais. Além de desenvolver programas e projetos . D3 –Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. Catálogo de Eletivas. mÊs. Serviços. Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações. (EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares. O próprio cursista emite o certificado pela plataforma online na unidade "Avaliação e Certificação". (EF07MA40MG) Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto dos números naturais por meio de situações contextualizadas e/ou resolução de problemas. (EF09MA07) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica. D29 –Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. (EF09MA26MG) Identificar as dízimas não periódicas com os números irracionais apresentando o número π e outros. (EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes. (EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes. (EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas. December 2022; Revista de Ensino de Ciências e Matemática 13(6):1-23; . PORTARIA SME N°06, DE 22 DE OUTUBRO DE 2021. D19 –Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). (EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada). (EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par). (EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) (EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita. D2 –Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações. Objeto de Conhecimento: História dos números e do Sistema de numeração. Experimentos aleatórios: espaço amostral e estimativa de probabilidade por meio de frequência de ocorrências. (EF09MA29MG) Reconhecer triângulos congruentes a partir dos critérios de congruência. (EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas. (EF07MA46MG) Reconhecer a variação e dependência de grandezas para compreender a realidade. (EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. (EF09MA30MG) Resolver problemas que envolvam o teorema de Tales. (EF08MA04B) Elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais. 19.04.2022 Pedagogia Ensino superior respondido Após o estudo sobre o Currículo Referência de Minas Gerais, podemos afirmar que a concepção de CURRÍCULO que sustenta o documento é: Marque a opção correta. Esses temas são primordiais para dar condições ao professor de desenvolver o Currículo Referência de Minas Gerais em sala de aula. Período de Inscrição: 09/11/2022 a 08/12/2022, Período do curso: 12/12/2022 a 26/01/2023, Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, O Currículo Referência de Minas Gerais para o ENSINO MÉDIO: conhecê-lo para implementá-lo. (EF08MA02A) Resolver problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário. De acordo com a SEE, no processo de formação do documento foram considerados e estudados os documentos curriculares já presentes em diferentes redes (estadual e municipais) como fonte de Ebssb sbethdm, a bxpbrhëeoha dm, aduftm dbvb obdbr fucar î ebobsshdadb db omiprbbedbr b omeshdbrar a gmria omim as, orhaeãas hetbracbi b aprbedbi eas hesthtuhãòbs db, Omegmrib Farrmssa (<>><, p.<>), a bxpbrhëeoha è m qub ems passa, m qub ems aometbob, m, qub ems tmoa. © 2022 tagDiv. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números racionais. (EF09MA33MG) Resolver problemas que envolvam as relações métricas no triângulo retângulo. Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da “regra de três”. (EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências. qub ms omejbohibetms eïm pmdbi sbr bstruturadms pmr ometbûdms omiparthibetadms, sbparadms bi oahxhejas, bi dhsohpfheas mu árbas db omejbohibetm, hsmfadas uias das, mutras. O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais, homologado em abril, traz modificações que serão implementadas a partir de 2022 em todas as escolas públicas e privadas do estado que oferecem este nível de ensino. Conhecer o Currículo Referência de Minas Gerais destinado ao Novo Ensino Médio é imprescindível aos educadores mineiros para a sua implementação em sala de aula a partir de 2022, pois é ele que apresenta o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades . (EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos. (L\A_HF, <>>8). 18 Setembro 2019 Currículo Referência do Ensino Médio . (EF07MA17B) Elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas. Trilhas de Futuro. CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS by soraia8mateus8reis in Orphan Interests > Nature. Educação Profissional. O Novo Ensino Médio, do qual o . (EF07MA01B) Elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos. (EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles. 4 - Matriz Curricular do 4º Ano do . D14 –Resolver problema envolvendo noções de volume. (EF06MA44MG) Interpretar e utilizar o símbolo %. (EF08MA08A) Resolver problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso. (EF07MA26) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados. (EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central. (EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área. (EF06MA55MG) Identificar ângulo como mudança de direção. Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis Resolução de equações polinomiais do 2º grau por meio de fatorações. História dos números e do Sistema de numeração. Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA LUZIA/ MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições, nos termos do art.81 da Lei Orgânica Municipal, e (EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica. Unidades de medida para medir distâncias muito grandes e muito pequenas Unidades de medida utilizadas na informática. Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações. (EF06MA15B) Elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS. (EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva. Currículo de Referência do Ensino Médio de Minas Gerais é homologado pelo Conselho Estadual de Educação. (EF09MA14A) Resolver problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes. Caderno Pedagógico 1º Ano EM - Itinerário Formativo. (EF08MA32MG) Reconhecer uma equação de segundo grau do tipo ax² = b. (EF07MA42MG) Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto dos números inteiros por meio de situações contextualizadas e/ou resolução de problemas. Lista Completa de Serviços. (EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas. Oada ui dms oheom Oaipms db Bxpbrhëeohas sb arthoufa omi m rbgbrhdm arthcm, db aomrdm. (EF08MA03B) Elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo. Currículo Referência de Minas Gerais; MAPA - MG; Caixa Escolar; Publicações; Educação Profissional; Serviços. É com grande satisfação que lhe apresentamos o Currículo Referência de Minas Gerais, documento elaborado a partir dos fundamentos educacionais expostos na nossa Constituição Federal (CF/1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), no Plano Nacional de Educação (PNE/2014), na Base Nacional Comum Curricular . 1º BIMESTRE MÊS CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS MATRIZ DE REFERÊNCIA (SAEB) CONTEÚDOS RELACIONADOS ( PNLD) GERAIS UNIDADE TEMÁTICA: O desenvolvimento dessas habilidades no Matéria e energia componente curricular de Ciências favorece Saúde auditiva e visual OBJETO DE CONHECIMENTO: o desenvolvimento dos descritores da Hábitos . (EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos. (EF06MA48MG) Relacionar o metro quadrado com seus múltiplos e submúltiplos.
Encontram-se Disponíveis,