Por outro lado, constatamos uma inegável mudança de postura, de concepções e atitudes por parte de educadores, pesquisadores, de agentes sociais, formadores de opinião e do público em geral. Avaliar de forma continuada e permanente, dando ênfase na qualidade do conhecimento e não na quantidade, oportunizando a criatividade, cooperação e participação. Um dos maiores desafios, do ponto de vista da prática pedagógica, é realizar um trabalho que tenha um significado relevante tanto para o professor... INTRODUÇÃO Por isso a necessidade de profissionais especializados, preparados para então está promovendo e mediando neste processo. Você pode achar que a gente está tão longe, e é verdade, a gente está longe, mas tem como chegar lá. Diferentes deficiências e seus conceitos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Nas décadas de 30 e 40, pouquíssimas pessoas com deficiência manifestavam, quer individual quer coletivamente, o desejo de serem consultadas antes da definição de políticas públicas sobre reabilitação, educação, qualificação profissional, emprego, equipamentos especiais etc., mas … Assim, a educação inclusiva defende a … BRASIL. A constituição de 1988, no seu artigo 208 aponta que o atendimento em situação de deficiência mental deveria acontecer preferencialmente na rede regular de ensino, embora se saiba que para a construção do conhecimento existe a necessidade de saber lidar com as particularidades de cada um para que se consiga chegar a um objetivo e que os alunos em situação de deficiência terão a necessidade de um espaço que não seja clinico, mas que resguarde as características educacionais. Acesso em: 11 maio 2019. Para isso, aqueles que possuem limitações de aprendizagem e que por isso podem ser considerados inclusos, devem contar com o atendimento educacional especializado - aí reside a importância de o educador estudar e estar preparado para lidar com a diversidade e contar com o apoio desse profissionais. O processo de inclusão é gradual, interativo e culturalmente determinado, requerendo a participação do próprio aluno na construção do ambiente escolar que lhe seja favorável. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc. ______. A inclusão é um processo constante que precisa ser continuamente revisto. ______. A Educação Inclusiva desses alunos possibilita diversos benefícios não só para o próprio indivíduo em questão, mas também para todos os agentes envolvidos neste processo. Foram utilizados como universo de amostras, sites, bibliotecas, jornais, revistas (periódicos), material digital e outros meios de divulgação de informação correlatos à temática abordada no presente projeto. MEC (1994:18). 1 EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS Herica Dayane C Rodriguies1 Cláudia Waléria da Silva Ferreira 2 RESUMO: O presente trabalho tem a finalidade de apresentar uma abordagem histórica da educação especial, perpassando desde o passado distante até o Apesar dos avanços conseguidos na concepção da educação como dimensão central dos países como vistas ao desenvolvimento sustentado nos aspectos econômicos e social, ainda convivemos com enormes obstáculos para assegurar escola de boa qualidade para todos e por toda a vida, o que pode ser constatado nos elevados índices de fracasso escolar. Procuradoria Federal dos Direitos. Com base na proposta da semana passada (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o … Diante desse pressuposto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica qualitativa, uma vez que ela permite que o autor se apodere de novas informações e descreva suas ideias com maior clareza as informações já existentes em outros materiais de alcance de outros leitores e pesquisadores. A segunda parte trata da Educação Inclusiva, a Política Nacional da Educação Especial, a partir da década de 90. Lei nº. Todo aluno, independente das dificuldades, poderá beneficiar-se dos programas educacionais, desde que sejam dadas as oportunidades adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades. Para que a Educação Inclusiva seja bem-sucedida na escola é imprescindível que apresente acessibilidade desde a entrada até os equipamentos que favoreçam o ensino e a aprendizagem de todos os alunos. A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. Lei nº. Nela, são criadas situações que favoreçam e respeitem os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos (Ferreira, 2018, p. 4). Confira abaixo os exercícios sugeridos por Magda para serem realizados na escola: 1. A Educação Inclusiva tem sido motivo de debates e reflexões no contexto educativo, uma vez que além de assegurar uma educação de qualidade para todos, a inclusão no contexto escolar é uma realidade que exige de todos os envolvidos dedicação e capacidade para lidar com a diversidade de capacidades e limitações que os alunos apresentam. Disponível em: https://www.revistaeducacao.com.br/a-sete-passos-da-inclusao/. FLEITH, Denise de Souza. 2010. As discussões elencadas nesse trabalho enfocam uma realidade bem presente nas escolas públicas desse país. Deste contingente, mais de um terço é constituído por crianças e adolescentes. “Na espécie humana a educação não continua apenas o trabalho da vida. Salas de aula, bibliotecas, pátio, banheiros, corredores e outros ambientes são elaborados e adaptados em função de todos os alunos e não apenas daqueles ditos normais. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você chegou até aqui e como utiliza nosso site. Ressalta-se que essa temática surgiu a partir da necessidade de compreender e buscar minimizar as dúvidas, bem como ampliar saberes sobre a educação inclusiva de modo a solucionar o problema que pairava durante os estudos sobre essa temática, que era “quais são os principais desafios enfrentados por alunos e professores na educação inclusiva”? A inclusão é um desafio para a escola como um todo, sendo necessário o conhecimento do meio em que a criança está inserida para que as atividades propostas na escola fiquem próximas da realidade vivenciada pelo incluso, e assim ele se adapte com maior facilidade ao contexto educativo e participe ativamente do processo de aprendizagem. Existe ensino especial em todo o mundo sejam em escolas de freqüência diária, internatos ou pequenas unidades ligadas à escola de ensino regular. O conhecimento escolar é revestido de valores éticos, estéticos e políticos independente do modelo de ensino e gestão adotado pela instituição escolar que ao final, será responsável pela passagem da vida particular e familiar para o domínio publico, tendo assim a escola a função social reguladora e formativa para os alunos. A saúde limita-se à medicalização e patologização da deficiência ou à reabilitação compreendida basicamente como concessão de órteses e próteses. É importante apontar alguns desafios e polaridades que permeiam o discurso e a ação de todos aqueles que estão envolvidos com a problemática da educação inclusiva no Brasil. • Preparar gestores e educadores para atuarem como multiplicadores nos Municípios de sua área de abrangência; 2019. Como parte da mesma ação inclusiva, a Secretaria de Educação Especial vem desenvolvendo desde 2004 o Projeto Educar na Diversidade, que visa à formação de professores inclusivistas nos 144 municípios-pólo. Postado em: 24 de setembro de 2013. Sobre a Educação Inclusiva, Oliveira (2016, p. 20) afirma que para que haja de fato educação inclusiva, é preciso o comprometimento da sociedade em participar, exigir e fazer valer esses direitos que constam nas leis, mas que ainda não são oferecidos a todos. procurar a plenitude do seu existir, conscientizar a comunidade, alunos e pais sobre o fato que a deficincia no vai a trabalhar. Uma educação verdadeiramente inclusiva reconhece a diversidade do seu alunado e, por isso mesmo, adapta-se às suas características de aprendizagem. Com força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva. CARDOSO, Silvia Helena. Acesso em: 4 jun. MARTINS, Milene Moura. Brasília, DF: MEC/SECADI, 2008. Política Nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência (regulamentada pelo decreto n. 3.298 de 20/12/1999). Apresentam-se nesse trabalho reflexões reais da Inclusão Educacional. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. 1 INTRODUÇÃO Os padrões sociais estão mudando. Acesso em: 05 jun. A interação implica em reciprocidade”. 10.098/94 – Acessibilidade Parafraseando Mantoan 6, “a inclusão depende da implementação de uma escola de qualidade, igualitária, justa e acolhedora para todos”. O grupo de trabalho da politica nacional de educação especial (2008), diz que, cabe ao sistema de ensino, organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, … Buscam-se soluções para o gerenciamento e a qualidade educacional mediante a parceria com os que fazem à educação acontecer no cotidiano da escola, reuni-se todas as forças para melhor desenvolver o processo educacional. A Educação inclusiva focaliza, mais uma vez, o direito universal à educação, consagrado na Constituição Brasileira e nas cartas internacionais de direitos do homem. Sabemos que a palavra inclusão significada incluir, os alunos com necessiades especiais precisam ter uma vida melhor e de qualidade tendo também chances … A barreira instrumental diz respeito aos instrumentos utilizados na escola, que interferem na inclusão de alunos com algum tipo de necessidade especial. Acesso em: 5 jun. A escola e sua equipe devem estar preparadas para ocupar esse espaço com compromisso, competência humana, teórica, técnica e política. Educação Inclusiva: documento subsidiário à política de inclusão. Este princípio está presente nos instrumentos legais que orientam para a inclusão escolar e questionam a concepção tradicional de escola com sua forte tendência à padronização e seleção, configurando-se numa abordagem que busca responder às necessidades de todos os alunos, com foco específico naqueles que são mais vulneráveis. Em cada um destes setores, o foco do atendimento privilegia certa dimensão do contexto de vida familiar, comunitário e social. O conceito de acessibilidade. A pessoa com superdotação intelectual possui as seguintes características: desenvolvimento de uma habilidade muito superior à da média da população em alguma das áreas do conhecimento, podendo se destacar em atividades como: acadêmicas, criativas, de liderança, artísticas, psicomotoras ou de motivação (Ferrari, s/d, p. 1). Tendo por meio deste trabalho monográfico concluído o curso de Pedagogia, faço uma No entanto, se firmar o compromisso de prestação eficiente de educação básica nas redes de ensino, envolvendo a família e a sociedade como coautores desta transformação de vida e mudança de comportamentos. Pessoa com deficiência, necessidades especiais e processo – apontamentos acerca dos mecanismos de igualdade e o projeto do novo Código de Processo Civil. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Está claro que a prioridade zero para os primeiros meses do governo eleito deverá ser o combate à … Para isso, a educação tem por base quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; e aprender a ser. CASTRO (2003:27-39) ressalta também que o sucesso dos serviços prestados aos alunos portadores de necessidades especiais, depende da formação do professor. A formação destes profissionais caracteriza-se pela qualificação ou habilitação específicas, obtidas por meio de cursos de pedagogia ou de outras alternativas de formação agenciadas por instituições especializadas. Declaração Internacional de Montreal sobre Inclusão: A comunidade internacional, sob a liderança das Nações Unidas, reconhece a necessidade de garantias adicionais de acesso para excluídos, e neste sentido declarações intergovernamentais levantam a voz para formar parcerias entre governos, trabalhadores e sociedade civil com o objetivo de desenvolverem políticas e práticas inclusivas. A educação inclusiva tem o objetivo de atender à diversidade, ou seja, promover o acesso ao ensino regular de crianças e jovens com deficiência, altas habilidades, de qualquer gênero, etnia, crença ou condição social. BORGES, Adriana Costa; OLIVEIRA, Elaine Cristina Batista Borges de; PEREIRA, Ernesto Flavio Batista Borges; OLIVEIRA, Marcio Divino de. Elas são as mais fáceis de identificar e estão presentes tanto nas residências e estabelecimentos comerciais quanto no espaço público (Bogas, p. 2). Como acolher o aluno com necessidades especiais se não se consegue lidar saudavelmente com as diferenças inerentes à própria existência humana?A Inclusão Escolar depende antes de tudo de um reconhecimento humilde por parte da Escola e da Sociedade, da qual aquela faz parte, da necessidade de se educarem a si mesmas para lidar com a diferença, antes de criarem técnicas, estratégias ou métodos. Acesso em: 5 jun. O fator histórico 2.3 Fatores culturais 2.3.1 Reações ortográficas 2.3.2 Vocalização 2.3.3 Rotacismo –... A obra de Elenor Kunz, denominada 'Transformação Didático-Pedagógica do Esporte' apresenta a CPCE, para anunciar e estimular mudanças reais e concretas na concepção de... Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. A múltipla é a associação de duas ou mais deficiências, sendo que pode ser classificada como: “é aquela em que o indivíduo apresenta distúrbios graves e profundos. Acesso em: 12 maio 2019. A educação destas pessoas tem sido objeto de inquietações e constitui um sistema paralelo de instituições e serviços especializados no qual a inclusão escolar desponta como um ideal utópico e inviável. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deffisica.pdf. As políticas públicas evoluem, e com elas evoluem os paradigmas. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5319. BRASIL/MEC/SEESP. Cabe aqui tecer algumas reflexões, pois dessa forma contribui-se para uma prática menos excludente e menos preconceituosa. 2019. Vygotsky, precursor sócio-interacionista, enfatiza as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica no desenvolvimento cognitivo. A acessibilidade atitudinal está atrelada à inexistência de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. Revista da … Última atualização: 10-08-2012. 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Educação Especial As barreiras arquitetônicas são todo tipo de obstáculo que impede as pessoas de desfrutarem e ocuparem o espaço físico. 2. Acesso em: 3 jun. A Assembléia Geral da ONU, em 1990, estabeleceu a meta de concluir, até 2010, o processo de construção de “uma sociedade para todos”. Plano Nacional de Educação. Trata-se de ser proativo na identificação das barreiras e obstáculos que os estudantes encontram na tentativa de … Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto você navega pelo site de trabalhos escolares. Lei nº. A escola comum é responsável por ampliar o conhecimento que o aluno traz de suas experiências pessoais, sociais e culturais levando este a superar o senso comum. 1 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ANTUNES, Katiuscia C. Vargas. 2019. Para que todos os alunos acompanhem os conteúdos ministrados nas aulas e consigam desenvolver as competências e habilidades esperadas e de acordo com os objetivos propostos, o educador mediador deve optar por metodologias adequadas a cada conteúdo abordado e adequar metodologias, quando necessário, para favorecer a aprendizagem com sucesso dos alunos. Acesso em: 9 maio 2019. A inclusão do aluno surdo, em muitas escolas, se dá através de um intérprete, que tem por função traduzir, para a língua de sinais, o que professor está falando. Na verdade, desde as eras … 2019. O texto aqui apregoado faz um levantamento de estudos bibliográficos e tem como tema alunos especiais no ensino regular: Inclusão ou exclusão? Postado em 01 de agosto de 2011. Para que a inclusão ocorra e favoreça todos os envolvidos nesse processo, faz-se necessário que o professor repense e reestruture “estratégias de ensino para não ficar preso ao espaço delimitado na sala de aula, faz se necessário repensar nas práticas pedagógicas até mesmo numa nova gestão da classe” (Silva; Arruda, 2014, p. 6). REVISTA EDUCAÇÃO. Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors. A educação inclusiva e o atendimento das especificidades dos alunos permeiam todos os níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Superior, contemplando a educação de jovens e … 1.1 – BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL. O que graduandos e pós-graduandos podem fazer quando têm dúvidas sobre suas pesquisas é usar exemplo de TCC sobre educação inclusiva para desenvolver seus próprios trabalhos … Lei n. 9.394. O que se observa, nestes setores, são ações isoladas e simbólicas ao lado de um conjunto de leis, projetos e iniciativas insipientes e desarticuladas entre as diversas instâncias do poder público. Lei nº. Para que o aluno com deficiência física seja incluído no processo de ensino e aprendizagem e nas atividades escolares, esse meio precisa se adequar às suas limitações, através da acessibilidade já tratada anteriormente nesse projeto. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Ana_Paula.pdf. Brasília/DF, 1996. Já a prática da inclusão, que se inicia na década de 80 e se consolida nos anos 90, vem seguindo o “modelo social”, segundo o qual a nossa tarefa é modificar a sociedade para torná-la capaz de acolher todas as pessoas que, uma vez incluídas nessa sociedade em modificação, poderão ser atendidas em suas necessidades comuns e/ou especial. Dessa forma, organizando as informações colhidas por meio dos estudos teóricos comparando as dimensões, modelos e perspectivas da gestão escolar. A Convenção entrou em vigor, para o Brasil, em 14 de setembro de 2001, nos termos do parágrafo 3, de seu artigo VIII. Prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. 3- EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL, SONHO OU REALIDADE? Para analisar-la, precisamos considerar os mecanismos excludentes que estão presentes pela sociedade segundo seus preconceitos e /ou o modelo de desenvolvimento econômico vigente mo país. A Inclusão é um processo que visa apoiar a Educação para Todos e para cada criança no Mundo (Ainscow & Ferreira, 2003, citado em Rodrigues, 2003). 2019. Portanto, este é o foco do presente estudo: a inclusão de alunos com deficiência na classe regular. A inclusão é uma das metas da ONU para 2030. São inúmeros os problemas que dificultam a atuação dos professores na área da educação inclusiva, falta de capacitação, falta de material e espaço adequado. Disponível: www.regra.neteducacao. No âmbito da saúde, o mesmo aluno é tratado como “paciente”, sujeito a intervenções tardias e de cunho curativo, enquanto no campo da assistência social ele é um “beneficiário” desprovido de recursos essenciais à sua sobrevivência e sujeito as formas de concessão de benefícios temporários ou permanentes de caráter restritivo.
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