Esses reservatórios são chamados lençóis d’água. Algumas vezes por desconhecer... Trabalhando uma sequência didática com o livro "O Aniversário do Seu Alfabeto" trabalhamos várias tipologias textuais estimuland... Deixo aqui uma sequência didática com atividades que podemos utilizar com crianças do 1º e 2º ano, sobre economizar água. © 2007-2022 Colégio Web Pergunte quais características eles percebem. Crie sua conta, faça seu login e: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf, https://www.youtube.com/watch?v=RpMrpRPZ0Zs. A água encontra-se em diversos estados físicos. “O que nós podemos fazer?”’ também será a pergunta adequada após o comentário. Dentre as técnicas disponíveis para a dessalinização, destacam-se a osmose inversa, destilação multiestágios, dessalinização térmica e congelamento. O Blog Tudo Sala de Aula existe desde 2014 e tem a missão de fortalecer as práticas pedagógicas dos docentes, sugerindo conteúdos e atividades originais e formativas com a finalidade de intensificar a aprendizagem dos estudantes brasileiros. Economia de Água. sódio. A abundância deste bem é alta. Pegue o balde que você deixou preparado e peça que todos apontem suas ideias para que aquela quantidade seja suficiente para todos. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta bem como terão acesso a dicas de como não desperdiçar água, contribuindo assim, para a preservação da vida e do meio ambiente. Distribua o tipo de amostra que eles deverão coletar. Aproveite o Dia Mundial da Água para conhecer mais sobre essa data, a importância da água para o ser humano e alguns dados importantes sobre esse recurso. agravante: 2 destes 3% estão em lugares de difícil acesso para captação, como Comente que a foto foi tirada a quilômetros de distância e por isso podemos ver apenas formas e cores. Apesar da existência de várias técnicas, a melhor forma de evitar o agravamento da crise hídrica no Brasil e no mundo é realizar programas que visem à conscientização da população e à proteção dos corpos d'água. Em seguida, explique que esta imagem é uma foto, retirada do espaço, que mostra nosso planeta Terra. Em Londres, pessoas de um bairro, que colhiam água de uma mesma fonte, começaram a morrer. 1- O Tronco . Levarei a ideia para a escola onde trabalho. Assim, se uma criança pesa 30 kg, cerca de 18 kg são de água. A água própria para o consumo humano é a água doce de rios, do subsolo e de lagos. Encaminhe o slide do plano original ou as imagens que se encontram disponíveis aqui. Assim todos saberão o que fazer para ajudar o meio ambiente e para que a água, que é tão importante não falte. Organismos vivos como humanos, plantas e animais precisam da água para sobreviver. Oriente que as famílias vejam com as crianças as sugestões que seguem abaixo: - Para saber mais dicas de como não desperdiçar a água e contribuir com o meio ambiente, acesse estes dois sites: Portal do Governo Federal Portal Brasil reúne dicas para evitar o desperdício de água”, disponível aqui e “Dicas de economia Sabesp”, disponível aqui. Você acorda de manhã, acende a luz, toma um banho quente e prepara o café. Como o próprio nome (hidrelétrica) já indica, a força da água é responsável pela geração de energia, e o processo consiste em grandes volumes de águas represadas que caem pelas tubulações fazendo girar turbinas acopladas a um gerador, produzindo assim energia elétrica. Avaliação 2º ANO – 2º trimestre – Ciências. “O que nós podemos fazer?” também será a pergunta adequada após o comentário. Após se alimentar, limpa a boca com um guardanapo e lava a louça. A aglomeração urbana é sinônimo de epidemia. Acesse nosso texto e descubra! Existem várias maneiras de tratar eficazmente a água para torná-la segura para beber , dependendo do tempo e recursos disponíveis. É cada vez maior o numero de países ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável. Dengue. Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Benefícios do Tratamento da Água com … Era a cólera, entre 1817 e 1823, herdada de … Orientações: Para esta etapa deixe preparado uma jarra de água com sal e um copo, pequeno, dos de aperitivo, com água potável (a preparação deve ficar como a da foto deste slide que pode ser acessada e impressa a partir deste documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n7Ftf8GVW4ZHjpA3Y3PvmjC4FyEQtgAVv7xwzj37MkKMV7HJvWrRvuaH67P6/geo2-11und03-imagens-para-impressao.pdf ). Ciclo da Água. Além das amostras de água você usará os seguintes materiais: Panos ou papel higiênico (caso derrubem alguma amostra), giz, quadro, folhas de sulfite, lápis, caso alguém queira fazer alguma anotação, lápis de cor e as imagens da aula que estão disponíveis no item “material complementar”, Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf. Posteriormente a água passará pelo processo de filtragem em tanques compostos por pedras, areia e carvão antracito (retém o resto da sujeira que não foi eliminada no processo anterior), em seguida vem os processos de pós-alcalinização (correção do pH), desinfecção (última adição de cloro, garante que a água chegue livre de bactérias e vÃrus até o consumidor) e fluoretação (adição de flúor a água). Por este motivo, é essencial a conscientização de todos na redução do Distribua os potinhos e só dê orientações a respeito do que eles deverão examinar, sem revelar nenhuma característica da água. Nosso corpo, por exemplo, contém muita água. procedimento de tratamento necessário para que a saúde da população seja Ela pode ser obtida de várias maneiras, mas a principal fonte provém das usinas hidrelétricas. A água potável é essencial para saúde, higiene, produção de bens, alimentação, desenvolvimento econômico. Confira quais são os principais países com escassez de água e algumas medidas possíveis para combater esse problema. Faça login Deixar que as crianças falem o que sabem sobre a falta de água que estamos vivendo no Brasil. Copie aqui o texto da Chave PIX do Alfabetização Blog: alfabetizacaoblog@gmail.com. Aguarde as respostas e vá anotando cada uma no quadro. Objetivos. Sabesp. e a encontramos devido à interferência dos seres humanos (torneira, caixa d'água, piscina, represa etc.). * 1 ponto Imagem sem legenda a) Desinfecção. Para saber mais: Para saber mais dicas de como não desperdiçar a água e assim contribuir com o meio ambiente, acesse estes dois sites: Portal do Governo Federal Portal Brasil reúne dicas para evitar o desperdício de água. Veja todos os planos Peça que os estudantes façam o mesmo em suas moradias. Ao perceber o quanto esse recurso estava sendo desperdiçado, surgiu a ideia de dessalinizar a água do mar, tornando-a potável. O objetivo deste processo é obter água com as características adequadas ao uso a que se destina. Os processos de limpeza que mostraremos a você são: fervura, filtração e destilação. movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. por ação da gravidade, formando o “lodo”, que é separado da água.As sujeiras menores são retidas Neste contexto, Problematização (60 minutos - assincronamente). A preparação deve ficar como a da foto que está no slide original, que pode ser acessada aqui. Envie o slide do plano original aos alunos. Diante do alto custo, ela só é indicada em locais onde fontes de água doce são realmente escassas. B) Não lavar as calçadas, apenas varrê-las. Na etapa de desinfecção, micro-organismos são Peça que um dos alunos experimentem as duas amostras de água e diga qual delas é a melhor para o nosso consumo. Pergunte o que ela significa, pensando no que você comentou sobre a quantidade de água. Para finalizar, também encontramos a água no estado sólido, nas regiões frias do planeta. Contudo, no caso da água com sal, ou com legumes, você pode pedir que eles experimentem um pouco (mas faça isso depois que as amostras forem entregues e, se eles encontrarem dificuldade em observar outros aspectos). Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal. No entanto, a água não possui distribuição homogênea, por isso, muitos locais sofrem com escassez de água. ocorre em um tanque de concreto com água em movimento, as partículas se Faça login É um livro de imagens, o que facilita a exploração pelo professor. Aqui você aprende a diferença. Depois de ter feito a pergunta, avise que eles descobrirão como podem ajudar a partir de uma dinâmica. / 3. E para a dinâmica, deixe preparado um balde pequeno cheio de água. entra na ETA. Você pode reproduzir a música a partir deste link: https://www.youtube.com/watch?v=RpMrpRPZ0Zs, USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS, - Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos, Apresentação do tema da aula (25 minutos). Obrigada! Venha conhecer essas dicas que te ajudarão a resolver exercícios da cinemática! Atividades sobre o Tratamento da Água. Natalia Maria Ghidelli. subterrâneos (poços). Além disso, para o momento da problematização, deixe preparado uma jarra de água com sal e um copo, pequeno, dos de aperitivo, com água potável (nas fotos da imagem da aula você pode ver uma foto de uma jarra e de um copo com água para ver como deverá ficar essa preparação). Habilidade (s) da Base: (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. A perspectiva é que até 2020 o tratamento de águas residuais aumente em 50% nas fábricas e empresas em todo o mundo. Cal hidratada é utilizada para tornar o meio mais básico, e não ácido. Compartilhe esse conteúdo: Ouvir: Se não cuidar, pode acabar 0:00. Avaliação 2º ANO – 2º trimestre – Ciências. Fique na paz! Cód: A parte chamada de “água doce” significa apenas 2,6%, o número encontrado no estado líquido é menor ainda, aproximadamente 1,8%. Explique também que nós podemos perceber de onde a água foi coletada apenas ao observarmos seus aspectos (cor, cheiro, toque e resíduos). Se achar mais adequado pode encontrar outras figuras, em revistas ou jornais, que representam um local onde encontramos água naturalmente (cachoeira, mar,rio, etc) e um local onde tenha a interferência dos seres humanos (torneira, caixa d´água, piscina, represa, etc). Materiais necessários: Nesta aula a proposta é fazer uma dinâmica com as crianças e, a partir dela, criar um caderno de ilustrações que contenha dicas sobre economia de água. Porém, se esta resposta não for imediata, direcione até que ela apareça. Colete a água enquanto toma banho Colete também a água que respinga enquanto você toma banho de chuveiro. Ainda que o projeto receba críticas, pode ser uma solução para a crise hídrica, se realizado de maneira adequada. Ou seja, perguntas que direcionam para a ideia da redução do consumo da água. Sugerimos as seguintes amostras: 1 - coletar água da máquina de lavar (água com sabão); 2 - coletar a água que sai por baixo do vaso após regar uma planta (água com terra); 3 - preparar um pote de água com pedaços de legumes que vai simbolizar a água que usamos para cozinhar; 4 - preparar água com corante da cor que preferir para representar a água de tingimento de roupas, massinhas, sucos, gelatinas, etc; 5 - coletar água da chuva, que você pode encontrar de diversas maneiras (empoçada ou corrente); 6 - coletar água da lavagem do quintal (com resíduos de gramas, galhos, concreto, terra, etc) Procure verificar se essa amostra não ficará idêntica à da água com terra da planta, procure distinguir as amostras o máximo possível; 7 - Preparar uma água com pó de café, para reforçar o uso alimentício da mesma. ", fala sobre dois animais que tinham atitudes diferentes, quanto a utilização da água no seu dia a dia. Com isso nos deu um exemplo a ser seguido, pois o tratamento da água dos rios foi aplicada com sucesso, em um dos mais belos e famosos rios da Europa, o rio Tamisa, hoje … Sugira que eles anotem, que se manifestem por mensagens de texto ou áudio. Ao colocar o lixo no caixote, não gasta água nenhuma. Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Discuta com eles as consequências que podem ser causadas pela escassez de água potável e a relação do ser humano e toda biodiversidade com esse recurso. Pinte o animal que podemos encontrar no interior do solo. Anote tudo no Google Docs. Leis que definem a qualidade da água para consumo humano ou não são imprescindÃveis. Para dar início a ela, encaminhe a imagem a partir deste documento aqui. Em seguida, questione se eles conseguiriam dizer de onde veio ou onde foi usada a água presente nas três amostras. Existem algumas atitudes simples … EF02GE11. A transição de algumas dessas doenças se dá pela ingestão de água e … Disponível em: . Aguarde as crianças darem suas opiniões e lance a pergunta disparadora da problematização. considerada um bem essencial, o que significa que não existe vida na sua Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Depois de ter feito a pergunta, avise que eles descobrirão como podem ajudar a partir de uma dinâmica. consumo excessivo deste bem, com simples atitudes como reduzir o tempo de Ainda que o projeto receba críticas, pode ser uma solução para a crise hídrica, se realizado de maneira adequada. Além disso, existe um Para isso você irá utilizar: quadro e giz, lápis preto, borracha, apontador, lápis de cor, caderno, folha sulfite, cola, tesoura, recipientes para armazenar água (jarra, copos e balde) e as imagens do plano. Conte, por fim, que eles farão todas essas observações. 2 – Adução. USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS, - Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos, - Optativas: Google Classroom, Google Docs e Google Jamboard, Apresentação do tema da aula (20 minutos). Ressalte as cores do globo, perguntando quais eles veem e se sabem o que são. Copyright © 2014 - 2022 - TUDO SALA DE AULA - Todos os direitos reservados. Faça esta pergunta aos alunos e reproduza o slide ou imprima a foto dele (você pode imprimir a foto a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf). geralmente sulfato de alumínio ou sulfato férrico, é adicionado à água para Aprenda como seus dados de comentários são processados. Alinhado à BNCC do tema Natureza, ambientes e qualidade de vida. … Além da transposição, da dessalinização e do uso de águas substerrâneas, o uso de águas residuárias tratadas (água de reúso) também pode ser uma alternativa para enfrentar a crise de água. A Nova Escola agora é totalmente gratuita. Quando não há outros meios, as águas residuais podem ser … A seta desse instrumento está sempre apontado para o norte ou sul do planeta? Divida a turma em grupos de acordo com os critérios que achar mais adequado. Conte aos alunos que eles descobrirão mais lugares onde podem encontrar água, através dela. regulada pelo ministério da saúde.Processo de tratamento da água. Cada … é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras Se você possuir um globo terrestre na escola, pode utilizá-lo também, além, é claro, de outras imagens similares, retiradas de livros, revistas ou jornais. Usamos a água em diversas situações do dia-a-dia, para beber, cozinhar, fazer comida e lavar roupas. Depois do gradeamento, a água segue para a desarenação, onde a areia é removida por sedimentação. Projeto Cuidando da Água No dia 22 de Março é comemorado o Dia Mundial da Água data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 e nesta postagem trago para vocês uma excelente sugestão para trabalhar está data em sala de aula. A fórmula química da água é H2O. Nem sempre cuidamos dos rios e lagos ou utilizamos a água com sabedoria. Atitudes simples como desligar a torneira enquanto escova os dentes, varrer a calçada ao invés de lavar, utilizar a água da lavagem de roupas para lavar o chão são formas de empregar a água de forma consciente. Além disso, para o momento da problematização, deixe preparado uma jarra de água com sal e um copo pequeno com água potável. Ao abrir a etapa, antes de mostrar a jarra e o copo, comente que o planeta tem muita água, mas que a maior parte dela é salgada e encontra-se nos mares e oceanos. Se nós pensarmos em usar um pouquinho cada um, vai dar pra todo mundo? As cidades espontâneas são aquelas que nascem sem nenhum planejamento, ou seja, as pessoas é que foram... São Paulo é a cidade brasileira que mais produz lixo: são 12 mil toneladas por dia. Comente com os alunos que eles foram ótimos cientistas e descobriram muitas coisas sobre a água. *... Sobre trilhos de ferro Os trens andam sobre trilhos O trem é um dos meios de transporte mais seguros e velozes do mundo. Após as respostas livres dos alunos, diga que a cor azulada é a água, as cores marrom e verde são as porções de terra e as partes brancas são as nuvens, massas polares e demais massas … Ele ressalta que atualmente não consegue tratar água de uma cidade inteira, mas de comunidades com 20 a 30 famílias. Dessa maneira podem compartilhar com as demais turmas as ideias e impressões que tiveram. Em 12 de dezembro de 2011, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 2914 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Vou passar o link para a minha sobrinha. 5. … Observação 2: Uma sugestão interessante é que as crianças desenhem estas ações anti desperdício em uma próxima aula. 3. aglutinam em “flocos” maiores. removidos da água por meio da utilização de cloro ou ozônio. A água também pode ser usada para o lazer, prática de esportes e ainda para via de transportes. Parabéns! Esta substância serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram distribuição passam através de uma rede de tubulações. Aguarde as respostas, que poderão ser enviadas por mensagens de texto ou áudio, sem interferir. Deixo aqui uma sugestão de história sobre economizar água. Economia de Água. A essa operação denominamos:a) filtraçãob) sedimentaçãoc) sifonaçãod) centrifugaçãoe) cristalização. O AR O ar é um dos elementos mais importantes para os seres … 2) Floculação: ocorre Entenda a questão da escassez hídrica e segurança alimentar! Sugestão: Pode surgir daí um livro coletivo com o relato de cada um, seja através de desenhos ou escrita, dependerá do estágio em que cada criança se encontra. Economia de Água. É válido Envie o slide do plano original aos alunos. Oriente cada um a compartilhar com os amigos o que perceberam no momento do exame. Sugestão: Conversar sobre a importância da água na nossa vida. A partir dessas observações, eles deverão adivinhar para que aquela água foi usada ou de onde ela veio. Eles não experimentarão a água usando o paladar, pois a maioria das amostras inviabiliza este sentido. Alinhado à BNCC do tema Natureza, ambientes e qualidade de vida. Acesse outras atividades de Ciências aqui! Já a água contaminada é aquela que é capaz de colocar em risco a saúde da população graças à presença de agentes patogênicos. Copyright © 2022 Alfabetização Blog | Powered by Tema Astra para WordPress, Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela), Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela), Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela), Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela), Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela), Clique para compartilhar no Koo(abre em nova janela), Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela), Clique para imprimir(abre em nova janela), EJA – PROJETO “DESCOBRINDO O BRASIL” – PARTE 2 – Ativ.
Mensagem De Feliz Aniversário Para Filho Primogênito,
Mensagem De Feliz Aniversário Para Filho Primogênito,