Nós traremos mais dicas a seguir, mas nunca é demais dizer que “menos é mais” e que os seus slides devem ser o mais clean quanto for possível para que não haja o risco de confundir a audiência e de desviar a atenção para o suporte visual no momento em que a sua fala é o mais importante. Geralmente, a primeira tela é a capa e traz o tema da apresentação. Use Genially to create stunning pieces in no time at all. Insira grades para alinhar os itens do slide, 6.6. Organizamos os links indicados neste capítulo no ambiente Pearltrees. 4 Ways Padlet Can Help You Get Your Groove Back”, FREE Website Generator – Create Custom-Made Websites [FAST], FREE Digital Photo Album Maker – Easily Create Albums Online. Citação direta longa. Você também deve tomar cuidado com a estrutura do trabalho. Confira esse guia com exemplos. É possível defender que todo tema é relevante para o desenvolvimento do conhecimento científico, mas existem duas razões pelas quais você precisa justificar a importância de fazer um trabalho.. O primeiro deles é que não existe recursos infinitos para fazer pesquisas sobre todos os temas que existem. Nos estudos em que são realizadas coletas de dados contínuas ou periódicas o interesse é a enumeração total. Resultados mostraram que o uso desses ambientes “para o registro da reflexão gera um artefato digital que pode ser compartilhado e, portanto, desloca o sujeito da posição de consumidor, para uma condição de autor” (BASSANI; MAGNUS; WILBERT, 2017, p. 97). Nessa mesma pesquisa, verificamos que o processo de curadoria é realizado por um curador. Cada link remete a um projeto de curadoria desenvolvido pelos acadêmicos. You have all the resources to master Genially in no time. Para deixar a tela preta, pressione a tecla E em seu teclado. LEMOS, André. É possível defender que todo tema é relevante para o desenvolvimento do conhecimento científico, mas existem duas razões pelas quais você precisa justificar a importância de fazer um trabalho.. O primeiro deles é que não existe recursos infinitos para fazer pesquisas sobre todos os temas que existem. Prevê conceber entregáveis, que podem ser um produto/serviço e/ou conteúdo (texto, imagem, som e/ou vídeo), intimamente relacionados à autoria criadora. Inspiration. As Tecnologias Digitais indicadas são: Canva, Fábrica de Aplicativos, GoConqr, Google Docs, Lino, LucidChart, MindMeister, Padlet, Piktochart, Pixton, Prezi, RawShorts, Tik Tok, Wix, WeVideo e WordPress. O MindMeister é considerado o melhor aplicativo de mapas mentais online atualmente no mercado. Your content might be nice, but it will only engage your audience if it is interactive. É possível fazer apresentações dinâmicas com o Powerpoint! Rotterdam, Netherlands: Sense Publishers, 2007. Sugerimos a leitura do resumo da palestra de Pierre Lévy no projeto Fronteiras do Pensamento: Redes sociais na internet. Além disso, as transições oferecidas pelo Prezi — de zoom e rotação — são visualmente mais atraentes do que aquelas oferecidas pelo Powerpoint e pelo Keynote. See how prospects interact with your site, how long spent on each slide, what operating system they were using and a lot more. Prezi is used by popular influencers with huge followings and by everyday heroes such as teachers and small business owners. Lembramos de compartilhar este pequeno vídeo com você: https://www.facebook.com/watch/?v=10155837526893189. Chegou o momento de abrir o Powerpoint! O PLE, é definido como “o conjunto de ferramentas, fontes de informação, conexões e atividades que cada pessoa utiliza de forma assídua para aprender”5 (CASTAÑEDA; ADELL, 2013, p. 15) [ver]. A categoria social curation apresenta um conjunto relevante de ferramentas de curadoria social, ou seja, ferramentas de curadoria que permitem a edição colaborativa e/ou socialização do conteúdo. Ela pode ser aleatória simples, sistemática, estratificada ou de conglomerados e é o único método de amostragem que permite generalizações para a população de onde a amostra é proveniente. Um blog ou um site pode ser um espaço para a organização da informação, possibilitando a combinação entre a sistematização de categorias de conteúdo e suas relações (AMARAL, 2012). A pesquisa TIC Educação 2019 destaca que 80% dos professores de escolas públicas e 83% das privadas usam vídeos e tutoriais online para se atualizarem em relação ao uso das tecnologias. Ademais, alguns destes dados podem ser quantificados e submetidos a tratamento estatístico na etapa de análise de dados.. Os dados de observação são oriundos de várias fontes, podendo ser coletados de duas formas: Em apresentações longas, porém, o recurso deve ser usado com muita sabedoria para não cansar o olhar da plateia. Sobre os criadores, destaca que são considerados um grupo de elite, geralmente jovens, e estão no topo da escada. Nessa perspectiva, as representações de curadoria “referem-se sobremaneira às atividades de seleção, organização e apresentação de algo a partir de algum critério inerente ao indivíduo curador” (CORRÊA; BERTOCCHI, 2012, p. 29) e, na perspectiva da evolução conceitual, podemos ver o processo de curadoria vinculado a atividades de mediação, em que o curador “executa conexões entre grupos, públicos, pessoas com propostas, objetos, exposições ordenados a partir de ‘modelos de ordem’ definidos pelo mediador” (CORRÊA; BERTOCCHI, 2012, p. 29). Escolha a opção “Grades e Guias”, determine o espaçamento desejado entre as linhas e clique em “Exibir”. Informática na Educação: fundamentos e práticas. Como gestora acadêmica, coordenou o curso de Licenciatura em Computação (2003/2008) e foi coordenadora substituta do Mestrado Profissional em Inclusão Social e Acessibilidade por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011). Muitas vezes, apresentações muito longas acabam se tornando chatas e as pessoas não prestam atenção até o final. Reusable presentations Browse some of our favorite presentations and copy them to use as templates. Atuou no desenvolvimento de produtos de moda em diferentes segmentos, inclusive na Europa. Agora você sabe tudo sobre o Powerpoint e tem munição para se tornar um ninja das apresentações. Recuero (2011), ao analisar os sites de redes sociais (SRSs), destaca que estes podem ser de dois tipos: a) sites de redes sociais propriamente ditos; b) sites de redes sociais apropriados. O PowerPoint foi criado por Robert Gaskins e Dennis Austin em uma empresa de software chamada Forethought, Inc. Lançado em 20 de abril de 1987, inicialmente ele rodava apenas em computadores da Apple. Em contrapartida, esse processo também é realizado por meio de algoritmos. Afinal, falando a mesma língua do seu público fica mais fácil cativar a atenção deles e gerar identificação. Journal of Interactive Media in Education. Independentemente da proposta/modelo escolhido para guiar a prática, entendemos que é importante lembrar o papel de mediador social desempenhado por meio da curadoria. Ative essa opção clicando com o botão direito no slide. Clique nas setas para cima e para baixo do menu de seleção para mover os ícones para frente ou para trás em relação aos outros objetos presentes no slide. O autor não se produz sozinho, mas por meio da tríade autor-obra-outro”. Se, por algum motivo você precisar voltar ao início da sua apresentação, basta pressionar os botões direito e esquerdo do mouse ao mesmo tempo por, pelo menos, dois segundos. Vários outros ambientes possivelmente irão aparecer e novas apropriações serão feitas de ambientes já existentes. Permite inserção de imagens, vídeos e links externos. Como exemplo, destacamos o site do Porvir (https://porvir.org), uma plataforma de conteúdos que compartilha informação e promove a mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. No menu, clique em “Selecionar” e em “Painel de Seleção”. Discover, Share, and Present presentations and infographics with the world’s largest professional content sharing community. Emaze is the next generation of online content creation. Sign up. Você já percebeu isso? Cerca de 3 dias depois de ver uma apresentação, você se lembra de 65% das informações passadas se houver um apoio visual atrelado à fala. Para isso, cronometre sua apresentação durante os ensaios e tome cuidado para não atrasar. Express yourself creatively with easy to use designs and special effects, with no limitations. Diferença entre resumo, resenha crítica, fichamento e síntese. Cibercultura como território recombinante. É como se a sequência pudesse ser mutável a partir da fala do apresentador. Acompanhe! Se quiser saber TUDO sobre essa poderosa ferramenta, você chegou ao lugar certo! Starting to use Genially is like frying an egg: very, very easy. Destacamos aqui seis ambientes que não foram desenvolvidos de forma específica para a curadoria de conteúdo online, mas que podem ser utilizados em processos de curadoria no contexto educativo: GoConqr, MindMeister, Prezi, Tumblr, Padlet e Symbaloo. Assim, entendemos que remixar também é criar. Create presentations, infographics and other stunning content by yourself or with your team. Destacamos, portanto, o papel autoral do curador, que produz algo novo a partir das novas configurações que organiza para os conteúdos disponíveis online. Um ponto que precisa ter atenção é que o uso excessivo de citações diretas longas prejudica a leitura do texto. Se você esteve todo esse tempo em Marte e nunca precisou abrir o Powerpoint para fazer um trabalho escolar ou para desenvolver o suporte visual de uma apresentação de resultados na empresa em que trabalha, este tópico será bem esclarecedor! Discover millions of projects that will fuel Diferentes estudos enfatizam a relevância da curadoria educativa sob a perspectiva do professor-curador e também a relevância do papel da curadoria para o desenvolvimento de competências digitais para o aluno. Quer inovar no formato da sua apresentação? No site da Amazon, esse processo é bem visível. Por que a Justificativa do TCC é tão importante? Uma delas consiste na utilização da informação postada pelo próprio sujeito. O artefato produzido foi publicado junto aos demais materiais no ambiente de curadoria; c) compartilhar: socializar os resultados da produção com os colegas. Esta função faz com que você remova a paisagem das fotos e destaque o objeto ou personagem que está em primeiro plano. Nessa perspectiva, o professor é um propositor de percursos. Nessa perspectiva, os autores destacam que a curadoria é entendida como prática de socialização e mediação de saberes, e, portanto, para a prática da curadoria no contexto educativo, “é imprescindível o reconhecimento da aprendizagem como função da socialização, uma prática social em essência” (LOPES et al., 2014, p. 63). É muito importante que você tenha em mente que os seus slides não são para você! 2013. Dessa forma, fazer curadoria de conteúdo não é apenas reunir links; envolve colocá-los em um contexto de organização, anotação e apresentação. Em contrapartida, a curadoria de conteúdo envolve o processo de buscar e de selecionar, entre a grande quantidade de informações disponível na web, um conjunto de conteúdos e apresentá-los de forma significativa e organizada em torno de um tema específico. Hey ho, letâs Genially! With the emergence of the hybrid workplace, we’ve focused our energy on Prezi Video, the first and only tool that lets anyone create professional-looking video presentations featuring their graphics on screen with them while they present in live video conferences or recorded, shareable videos. A atividade pode ser realizada de forma individual ou em pequenos grupos: Avalie pontos positivos e negativos e partilhe a sua experiência com colegas que selecionaram outros ambientes. É aquela onde existe uma escolha deliberada e imparcial dos elementos que irão compor a amostra. Acesso em: 12/11/2017. Formar intenção e 2. LOPES, Daniel de Queiroz; SOMMER, Luis Henrique; SCHMIDT, Saraí Patricia. But itâs super easy to become an expert with the Genially Academy courses and learning pills. Amaral (2012) cita o Twitter como um exemplo, em que o sujeito pode gerenciar uma curadoria informativa sobre determinado assunto. Portanto, entendemos que essa mesma ideia pode ser aplicada aos ambientes online para curadoria. 2013(1), parte 2. … Possibilita, através do recurso. No design or tech skills are necessary — it’s free, easy, and awesome! Para deixar o design da sua apresentação impecável e com espaçamentos padronizados, insira grids que ajudarão você a posicionar os itens de cada slide. Conforme a autora, o termo “curadoria de conteúdo digital” articula os conceitos de curadora digital e curadoria de conteúdo na perspectiva da autoria e dos estudos sobre PLEs. Como exemplo, a pesquisadora destaca o compartilhamento de uma imagem/gif que registre crítica a produtos culturais diversos. Língua Portuguesa 1º TRIMESTRE Eu tenho um nome;Sílabas iniciais;Lista dos nomes da classe;Alfabeto e ordem alfabética;Eu brinco;Formação de palavras pela troca de … Abra seu projeto em qualquer dispositivo, Confira o nosso artigo sobre storytelling, Descubra meios de produzir uma apresentação de relatório, Aprenda a fazer a apresentação de empresa para um cliente. Como pesquisadora, coordena o Grupo de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale). Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Nesse caso, a curadoria pode ser realizada em qualquer ambiente/plataforma online, como Facebook, Instagram ou outras. Apesar de através de uma aplicação pedagogicamente correta não existir nada de errado, do ponto de vista da motivação e do próprio leque de soluções para os professores (…) Entendemos que é relevante destacar que a curadoria da informação em ambientes digitais como o Facebook, o Instagram e outros tem se manifestado mais como um procedimento automático algorítmico do que algo propriamente humano. Ressalte-se que nesta etapa é importante, além de compartilhar o conteúdo digital criado, engajar e monitorar o público ao qual se destina, mantendo o diálogo, tal como preconizam as Ações indicadas. É fundamental que se preze por alguns valores durante a condução da entrevista, como a objetividade e a imparcialidade. No âmbito das profissões, o significado mais popular de curador é aquele relacionado ao campo das Artes Visuais (AMARAL, 2012). baixar pacote office 2007 gratis em portugues com serial Microsoft Office Project Standard 2007 – variante personalny do produto para projetos planirovaniya na área de obras … Permite também anexar documentos. A primeira etapa consiste em procurar a informação (seek). Esta etapa se refere à população que é objeto do estudo e pode ser dividido em probabilística ou não probabilística. Não participam das atividades sociais na rede, mas podem ser afetados pelas atividades dos outros. Atribuir sentido e 2. Here are the first steps we suggest. Nesta seção apresentamos alguns exemplos de práticas educativas na perspectiva da curadoria de conteúdo online a partir do uso de ambientes digitais como espaços para o registro e o compartilhamento. Essa pesquisa, realizada anualmente de forma pública e online, lista as 200 ferramentas mais utilizadas no contexto educativo. Práticas de curadoria como atividades de aprendizagem na cultura digital. No site do Digital Curation Centre (DCC), você encontra um conjunto de informações e recursos interessantes para aprofundar estudos nesta área (http://www.dcc.ac.uk/). O usuário tem à sua disposição uma biblioteca de temas para escolher e personalizar. Choose from hundreds of templates to create customized presentations, websites, blogs and more. Agora você já pode dividir as partes mais importantes do seu roteiro em slides e pensar em como construir esse recurso visual da sua apresentação. b) pesquise, filtre informações e selecione conteúdos relevantes; Magnus (2018), como resultado dos seus estudos de doutorado, apresenta uma proposta teórico-metodológica para o processo de curadoria de conteúdo digital. Língua Portuguesa 1º TRIMESTRE Eu tenho um nome;Sílabas iniciais;Lista dos nomes da classe;Alfabeto e ordem alfabética;Eu brinco;Formação de palavras pela troca de … É constituído por três componentes principais: ler, produzir e compartilhar e refletir. Formatação de citações nas normas APA. Você já tem ideia do que tema que você quer pesquisar, mas ainda não sabe como fazer a delimitação do objeto de estudo da sua pesquisa? baixar pacote office 2007 gratis em portugues com serial Microsoft Office Project Standard 2007 – variante personalny do produto para projetos planirovaniya na área de obras … Confira, neste tópico, alguns recursos pouco conhecidos do Powerpoint! personales de aprendizaje: claves para el ecosistema educativo en red. Já o grupo de leitores de blogs, espectadores de vídeo e ouvintes de podcast são denominados “espectadores”. 2018. The most powerful design tool you’ve got! Esperamos que o texto possa inspirar práticas educativas na perspectiva da curadoria, a fim de fomentar os processos de produção, emissão, conexão e transformação nas escolas brasileiras, em sintonia com as práticas da cibercultura. Um ponto que precisa ter atenção é que o uso excessivo de citações diretas longas prejudica a leitura do texto. [5] Para saber mais, indicamos o livro Entornos Dentre as principais vantagens estão a economia de tempo, a eficiência na coleta de um grande número de dados, a possibilidade de atingir um número maios de pessoas em uma área geográfica mais ampla. We make it easy for you to do your best work. Em uma pesquisa mais detalhada, verificamos que a origem do termo remete ao cuidado original com determinado bem (RAMOS, 2012), vinculado ao ato de curar, vigiar, zelar por algo (CORRÊA; BERTOCCHI, 2012). http://tvcultura.com.br/videos/56732_a-era-da-curadoria-o-que-importa-e-saber-o-que-importa-mario-sergio-cortella.html. Dessa forma a estatística participa no processo de fazer a inferência e planejar como a mesma será realizada. messaging. ð¤. O terceiro e último componente, compartilhar e refletir em comunidades, é considerado o de maior relevância ao PLE pelos autores (CASTAÑEDA; ADELL, 2013), pois indica a reflexão por meio do compartilhamento, não se limitando às documentações individuais, estimulando as interações possíveis entre os sujeitos. De forma direta, isso significa que as hashtags que usamos orientam o sistema a organizar conteúdo de nosso interesse. Professionally designed Presentations, Websites, E-cards, Blogs and Photo Albums. Powtoon gives you everything you need to easily make professional videos and presentations that your clients, colleagues, and friends will love! Cada vez que buscamos um determinado livro, o sistema recomenda outros similares que podem ser de nosso interesse. Assim, engloba os estudos de pesquisas exploratórias e descritivas e ainda mais algumas características próprias que podem chegar a classificá-las como pesquisas experimentais. 4 passos para fazer a problemática da sua pesquisa. Turn a flat presentation into a unique visual story with our stunning visual effects. Em um contexto de curadoria online, que envolve o compartilhamento público do nosso processo individual de seleção e organização de conteúdos, é importante refletir sobre as diferentes apropriações que os outros sujeitos podem fazer da nossa produção. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) – Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil. Make interactive presentations, animated infographics, multimedia e-learning materials and other beautiful content for free in Genially. LI, Charlene. Forget going unnoticed, and connect with your audience. As citações nada mais são do que referências às informações das fontes de pesquisa que você utilizou: seja um livro, uma revista, um site, enfim.. Elas são uma parte fundamental de qualquer trabalho, porque elas garantem que seu trabalho tenham a confiabilidade e qualidade técnica.Além de garantir que você não … Vergara (1996) destaca o termo “curadoria educativa”. d) pense na melhor forma de organizar esse material, a melhor forma de contar a sua história; As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas, assim, por representantes dos setores … São eles: 1) encontrar: buscar conteúdos e informações relevantes; 2) selecionar: filtrar o conteúdo com base na sua qualidade, relevância e originalidade; 3) editorializar: contextualizar o conteúdo, apresentar e resumir adicionando uma perspectiva pessoal; 4) organizar: classificar o conteúdo, elaborar layout, justapor; 5) criar: decidir o formato do conteúdo a ser criado; 6) compartilhar: compartilhamento social com a rede de contatos; 7) engajar: hospedar a conversa, fornecer espaço, participar, animar e convidar outros participantes; 8) monitorar: acompanhar o engajamento, por meio de comentários, compartilhamentos, qualidade e profundidade das discussões, com objetivo de avaliar e melhorar. Como mencionamos, as apresentações criadas no Powerpoint são divididas em slides. Jamais conduza a sua apresentação lendo em voz alta o conteúdo das telas. Digamos que você tenha uma palestra para apresentar. You deserve a tool that meets the demands of your work. Conforme o dicionário online Michaelis, o termo “curadoria” corresponde ao “ato ou efeito de curar”, ou ainda, na perspectiva jurídica, remete a “cargo, poder, função ou administração de curador; curatela”. In: SAAD, Elizabeth Nicolau. Esses dados são utilizados para tarefas de pesquisa, planejamento, estudo, desenvolvimento e experimentações. O Powerpoint é um dos programas mais versáteis do Pacote Office e isso ninguém pode negar! Conforme Lemos (2009, n. p.), a cibercultura pode ser entendida como um território recombinante que se constitui a partir de “três leis que estão na base do processo cultural atual”: a) a liberação do polo da emissão (produzir e emitir): caracteriza a possibilidade de que cada sujeito seja produtor e emissor de conteúdo; b) a conexão (produzir, emitir e conectar): envolve a possibilidade de emitir e compartilhar em rede, “entrar em conexão com outros, produzir sinergias, trocar pedaços de informação, circular, distribuir” (LEMOS, 2009, n. p.). Conectivos para redação: como e por que usar? h) reflita sobre a atividade, analisando o seu ambiente e o dos demais colegas.
Plano De Vida Psicologia,
Plano De Vida Psicologia,